Conteúdos

Identidade; Influência indígena; Linguagem Artística.

Objetivos

Perceber semelhanças e diferenças quanto aos gêneros e às etnias.
Ampliar conhecimentos sobre si e o outro, a partir de características culturais, reconhecendo-se como único no grupo.
Vivenciar situações envolvendo diferentes manifestações culturais, conhecendo, gradativamente, algumas dessas manifestações.

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Iniciar a aula procurando saber qual é a percepção das crianças sobre a população indígena, quais são suas impressões e ideias sobre esse grupo étnico. Em seguida, fazer a leitura do capítulo “Uma vida imaginada como o dos índios Guarani” no livro “Aldeias, palavras e mundos indígenas” de Valéria Macedo. Explorando com as crianças as diferenças e relações entre as culturas. Consulte o link 1 da área O link 1 da área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais, para ter acesso a este conteúdo.
 Roda de conversa sobre cultura indígena
Visita de indígenas a escola
Localização aldeia indígena no Paraná

2ª Etapa: Reunindo a turma

Reunir a turma em um grande grupo e utilizar a tecnologia multimídia para assistir ao vídeo “Projeto Território do Brincar – 3º Região – Território Indígena Panará, Pará” disponível no canal do Youtube: Território do Brincar. Relacionar e comparar as brincadeiras de ambas as culturas. Está disponível no link 2 .

3ª Etapa: Construindo o arco e flecha

Após a exploração do vídeo, construir com a mediação do professor, os instrumentos necessários para a brincadeira de arco e flecha. Nessa etapa, são necessários alguns materiais para a confecção dos adereços (bambu, barbante colorido e elástico). Depois de pronto, deixar que as crianças explorem o novo brinquedo.

4ª Etapa: Aproximando

Para concluir esse trabalho  levar à instituição de ensino um grupo, família ou descendentes de indígenas para uma roda de conversa com as crianças, a fim de aproximá-los, de fato, dessa cultura e tornar esse conhecimento significativo. Prepare com os alunos uma lista com as perguntas que desejam fazer e, após o encontro, construa um texto coletivo a ser ilustrado com as impressões e aprendizagens.

Materiais Relacionados

1 – Trecho do livro de Valéria Macedo, “Aldeias, palavras e mundos indígenas”.
2 – Vídeo do canal “Território do Brincar”.
3 – Sugestões de livros sobre o tema.
4 – Algumas referências.

Arquivos anexados

  1. Cultura Indígena

Deixe um comentário

Please Login to comment

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.