“Na escola 3.0 o aluno raramente entrega seus trabalhos em papel. Em vez disso, mantém um portfólio online, uma coleção de trabalhos que fornecem evidências de aprendizagem para os professores e pode ser usado posteriormente para a admissão para a faculdade ou entrevista de emprego. Na educação 3.0 o aluno é o foco de nossos esforços educativos e eles sabem que serão recompensados pela descoberta de novos padrões e relacionamentos”.
A análise é de Jim Lengel, consultor e professor da Universidade de Nova York especialista em Educação 3.0, que estará em São Paulo, no próximo dia 1
o de outubro, para participar do Congresso
InovaEduca3.0 e debater suas ideias sobre a escola contextualizada no mundo em que vivemos e as transformações que as novas tecnologias estão realizando nos processos de ensino e aprendizagem e nas relações professor-aluno.
Lengel enumera seis pilares que definem uma Escola 3.0: nela, os estudantes trabalham em problemas que valem a pena ser resolvidos (problemas que afetam a comunidade onde vivem); os estudantes e professores trabalham de forma colaborativa; os estudantes se engajam em pesquisas de auto-avaliação; os estudantes aprendem a como contar uma boa história; os estudantes aplicam ferramentas adequadas para cada tarefa; e os estudantes aprendem a ser curiosos e criativos.
O InovaEduca3.0 irá colocar em pauta os grandes desafios da nova educação, trazendo, além dos painéis com especialistas, experiências inovadoras, apresentações de ferramentas e oficinas práticas de aplicação pedagógica, a fim de inspirar educadores, coordenadores pedagógicos e gestores para o desenvolvimento de soluções que aprimorem a educação na chamada Sociedade do Conhecimento.
“Vamos reunir alguns dos grandes expoentes da Educação 3.0 com o objetivo de criar um espaço fértil para debater as revoluções pelas quais as escolas estão passando por conta da adoção das novas tecnologias. A principal pergunta que queremos responder é ‘Como inovar o ensino e fazer com que acompanhe as rápidas mudanças do mundo?’. Estamos definindo os temas através do modelo de Camp, convocando os participantes a sugerirem, através das
redes sociais, o que desejam assistir no Congresso”, explica Fabio Stefanini, da Criax Organizacional, empresa organizadora do evento.
O InovaEduca 3.0 já tem outros importantes nomes confirmados para participar dos painéis:
- Alexandra Okada, pós-doutora em Tecnologia Educacional, doutora em Educação e pesquisadora de recursos educacionais abertos no Knowledge Media Institute, da The Open University, no Reino Unido;
- Romero Tori, Doutor e livre docente em tecnologias interativas pela USP;
- Professor Doutor Gil da Costa Marques, Superintendente de Tecnologia da Informação da USP;
- Adriana Martinelli, Coordenadora da área de educação e tecnologia do Instituto Ayrton Senna;
- Vera Regina Toledo Camargo, professora credenciada no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da UNICAMP;
- Vani Kenski, coordenadora da Equipe Design Instrucional na USP.