Qual é o principal objetivo dos infográficos e como pode ser usado para o ensino e aprendizagem?
Mônica Mandaji – Os infográficos são representações visuais de informação. Ou seja, são elementos gráficos usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas e manuais. Na escola, os infográficos podem ser utilizados como atividade que visa relacionar linguagem e conhecimento, por meio de uma leitura não linear uma vez que eles conseguem organizar, apresentar e transmitir informações integrando ilustrações, textos e dados.
O que é preciso ter e saber para construir um infográfico?
Mônica – Para se criar infográficos é preciso saber escolher informações corretas. Interpretar a informação, cuidando para que ela expresse aquilo que se quer dizer, e escolher as formas gráficas que facilitem a leitura e estejam adaptadas à natureza dos dados expostos. Agora, para se trabalhar a leitura e intepretação de infográficos com alunos, é preciso compreender que nesse recurso, ao mostrar uma narrativa que pode ser lida de forma não linear, normalmente se começa com uma leitura ampla, de todo o infográfico, e em seguida se lê cada elemento.
Em que atividades e aulas poderiam utilizar esse recurso?
Mônica – Esse recurso pode ser utilizado em todas as disciplinas. Nas de geografia e ciências, por exemplo, podemos trabalhar infográficos no sentido de mostrar ao aluno que informações complexas podem ser melhores compreendidas se representadas com uso de linguagem verbal e não verbal.
Mônica Mandaji é doutora em educação pela PUC-SP, mestre em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo e graduada em comunicação social pela Universidade Católica de Santos. Pesquisadora ligada à PUC, trabalha com formação de professores de escolas públicas para o uso do laptop nas práticas pedagógicas.
O “Infográficos” é um dos módulos de formação que faz parte do programa Educonex@o