Uma das maiores queixas de professores a respeito das dificuldades em lecionar está relacionada à indisciplina dos alunos em sala de aula. O tema que tem sido cada vez mais discutido passa a ter uma bibliografia mais ampla a cada ano. Isso porque pesquisas relevantes sobre o assunto tornaram-se cruciais para estimular os professores na desafiadora tarefa de lecionar e lidar com a indisciplina de maneira mais eficaz. Conheça abaixo algumas das mais importantes pesquisas a respeito do tema:
Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas, de Julio Groppa Aquino
Editora Summus, 1996
Este livro traz um panorama contemporâneo a respeito da indisciplina no ambiente escolar. A obra apresenta diversas abordagens teóricas e encaminhamentos. Sob o olhar de psicólogos, psicanalistas, pedagogos e sociólogos, o leitor será levado a compreender as origens do problema e formas de lidar com ele no ambiente escolar.
Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula, de Maria Teresa Estrela
Editora Porto, Porto, 2002
A obra propõe uma análise objetiva de situações pedagógicas que previnam a indisciplina escolar, importante para aqueles que pretendem refletir a respeito de situações desafiadoras em sala de aula. Por meio de pistas para a superação de problemas relacionados a indisciplina, a autora não procura em alunos e professores os culpados dessas situações.
Indisciplina e disciplina escolar: fundamentos para o trabalho docente, de Celso dos Santos Vasconcellos
Por meio da situação atual da disciplina na escola o livro busca compreender suas condicionantes. Celso dos Santos Vasconcellos, neste livro, segue na contramão das discussões sobre a (in)disciplina escolar buscando construir uma concepção de disciplina e demonstrando perspectivas de intervenção para a sua construção na escola. O livro traz ainda uma interconexão com outros temas importantes como autoridade pedagógica.
Porta Aberta – Indisciplina + Conflito = Solução. Por quê?, de Celso Antunes
Editora Melo, 2008
O principal objetivo do livro é discutir o tema, buscando causas e mecanismos de intervenção. De que vale um professor informado sobre as melhores estratégias de ensino em uma classe indisciplinada? Essa é a pergunta chave do estudo realizado por Celso Antunes. A obra traz que a indisciplina nasce do bom conflito. Fazendo isso, o professor caminhará para um processo de ensino/aprendizagem eficiente e significativo.
Indisciplina/Disciplina: ética, moral e ação do professor, de Yves de La Taille
Editora Mediação, 2006
A obra reúne publicações de três importantes estudiosos da psicologia sobre a indisciplina x disciplina. Em tempos em que famílias estão desestruturadas e os valores estão se perdendo, o ambiente escolar ganha cada vez mais responsabilidade na formação moral e ética dos alunos. Questões amplamente relacionadas com a indisciplina em sala de aula serão abordadas no livro por meio de temáticas diversas.
Como enfrentar a indisciplina na escola, de Silvia Parrat-Dayan.
Editora Contexto, 2008
Como repensar a indisciplina, um dos maiores obstáculos pedagógicos em dias atuais? O livro pretende mostrar o caminho. Por trás da indisciplina está a preocupante necessidade de repensar a relação entre alunos e professores e o reflexo disso em sala de aula. Dessa forma, o livro vem demonstrar a importância de aprendermos a interpretar um ato de indisciplina. A obra é dedicada a professores, orientadores, psicólogos e todos aqueles envolvidos no ambiente escolar. Afinal, a escola também tem responsabilidade no comportamento daqueles que a frequentam.
(In)Disciplina e (Des)Motivação, de Celso Antunes
Editora Paulus, 2012
Este livro pretende analisar questões relacionadas à indisciplina em sala de aula. Como administrar a boa disciplina no ambiente escolar? Celso Antunes aborda a definição dada para indisciplina e as condições motivacionais e facilitadoras para conseguir disciplina em sala de aula. Tem como objetivo também falar sobre a relação entre bullying e indisciplina.
Em defesa da escola, de Rosely Sayão e Julio Groppa Aquino
Editora Papirus, 2004
O encontro entre a psicóloga Rosely Sayão e o professor Julio Groppa resultou em um debate que foi transcrito e se transformou em livro. Os dois discutem temas atuais relacionados à escola como “obediência x disciplina” e “inversão de papéis entre família e escola”. Por meio de um bate-papo fluente, os autores saem em defesa da escola e convidam a todos envolvidos nesse ambiente a refletir sobre a sala de aula.
Os desafios na escola, de Carolina Contreiras Rodrigues, José Clovis de Azevedo e Marlis Morosini Polidori
Editora Sulina, 2010
Por meio de questões que desafiam o cotidiano escolar, os autores promovem, nesse livro, diversas reflexões sobre a necessidade de desenvolver práticas em que alunos se sintam parte integrante do ambiente escolar, mesmo com dificuldades de aprendizagem, bullying ou indisciplina.
Como restaurar a paz nas escolas, de Antonio Ozório Nunes
Editora Contexto, 2011
O livro tem a intenção de colaborar com a resolução de conflitos na escola. A obra sugere aos professores e todos os agentes de ensino a utilização de diversas técnicas que previnam a violência, principalmente em sala de aula. Por meio de modelos de práticas restaurativas que demonstrem habilidades para a resolução de situações de indisciplina dos casos mais simples aos mais complexos, envolvendo todos da comunidade escolar e promovendo laços de cooperação.
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