As histórias em quadrinhos são usadas para o aprendizado há certo tempo. Há novidades de fazer isso atualmente?

Mônica Mandaji – No Brasil, o emprego dos quadrinhos como recurso didático-pedagógico é reconhecido pelo Ministério da Educação e são citados tanto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) quanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). São utilizados, principalmente para o desenvolvimento das atividades de língua portuguesa. A novidade hoje é o uso deste recurso em diversas disciplinas, nos diversos níveis de ensino, já que antes era mais restrito aos anos iniciais do ensino fundamental e também da possibilidade de o aluno ser autor dos quadrinhos com recursos tecnológicos, encontrados na internet.
Que habilidades podem ser desenvolvidas com o uso de história em quadrinhos?
Mônica – O uso do quadrinho ajuda no desenvolvimento de diversas habilidades, mas podemos destacar a leitura e a escrita e tudo isso de forma agradável. Também trabalha as palavras e imagens, juntas, o que garante um alto nível de informação e possibilita que o aluno leia texto verbais e não verbais e faça conexões entre nessa diversidade. É possível afirmar ainda que os quadrinhos enriquecem o vocabulário dos estudantes e faz com que os alunos comecem a refletir sobre todos os elementos presentes nas tirinhas possibilitando relações com a sua realidade.
Crianças e jovens adquirem a prática de leitura com as histórias em quadrinhos ou isso não necessariamente acontece?
 
Mônica – Sim, com a leitura dos quadrinhos é possível aperfeiçoar não só as técnicas de leitura como de escrita, isso porque a narrativa dos quadrinhos é mais simples e direta, o que facilita a leitura, além de não haver resistência, pois os estudantes querem ler os quadrinhos.
Mônica Mandaji é doutora em Educação pela PUC-SP, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos. Pesquisadora ligada à PUC, trabalhando na formação de professores de escolas públicas para o uso do laptop nas práticas pedagógicas.
 
O “História em Quadrinhos” é um dos módulos de formação que faz parte do programa Educonex@o.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

19 planos de aula para ensinar história do Brasil

Materiais abordam povos originários, colonização, escravismo, repúblicas e ditadura

há 1 dia
Notícias

4 livros para estreitar a relação entre família e escola

Obras abordam os benefícios da colaboração mútua para o desenvolvimento dos alunos

há 4 dias
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 1 mês
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.