O Hino Nacional Brasileiro foi adotado pela República em 1922, com música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada. Para falar da importância de ensinar não só a letra, mas seu significado histórico na sala de aula, o NET Educação conversou com Ana Maria Pecchiai Figueiredo, professora de história no Colégio São Luiz.

NET Educação: Você trabalha o Hino Nacional em sala de aula? 
Ana Maria Pecchiai Figueiredo: Sim, principalmente com a interpretação do Hino, para que os alunos entendam que não é só uma música cantada em momentos especiais, que é preciso ter uma postura para cantar, que cada país tem o seu hino e que ele representa uma nação.
NET Educação: Como é essa abordagem?
Ana Maria Pecchiai Figueiredo: Como são palavras difíceis para as crianças, apresento o significado de cada uma e mostro que se trata de um símbolo de pátria, de cidadania e de homenagem ao país que nascemos. E é importante que este significado seja abordado desde cedo.
NET Educação: Você acredita que o tratamento com o tema Hino Nacional mudou das gerações passadas até os dias de hoje?
Ana Maria Pecchiai Figueiredo: Sem dúvida. Até por isso existe até uma Lei, criada em 2009 (12.031/09), que obrigada a execução do Hino nas escolas, uma vez por semana. O tema tem “passado batido”, mas é preciso trabalhar o que ele representa para uma nação, ele é a identidade para um país e não cantar porque é obrigado.
NET Educação: Você sente que os alunos de hoje enxergam a importância do Hino? 
Ana Maria Pecchiai Figueiredo: Sim, mas é sempre preciso reforçar essa importância, para que não se perca o espirito de cidadão.
NET Educação: Sua escola faz algum trabalho de conscientização do Hino
Ana Maria Pecchiai Figueiredo: Cantamos todas às sextas-feiras, por meio de revezamento. Cada semana uma classe ao pátio, canta [o hino], e um aluno faz o hasteamento da bandeira. Colocamos também, esporadicamente, “os pequenos” para acompanharem o momento, para que eles possam se ambientar, desde cedo, com o assunto.
O Hino Nacional Brasileiro foi instituído pelo Decreto 171/1890, de 20 de janeiro de 1890, é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil (os demais são bandeira, armas e selo nacionais).
Baixe aqui o livro Juca Brasileiro e o Hino Nacional, em que o personagem resolve explica-los para as crianças, ensinando, inclusive, algumas dicas de como cantá-lo sem erros.
Clique aqui para ouvir o Hino Nacional Brasileiro.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

50 anos do golpe de 64: veja mais sugestões de livros que abordam a ditadura militar

A seleção traz mais de 20 publicações que abordam o período histórico

há 10 anos
Notícias

O que são startups educacionais?

Iniciativas tem usado tecnologia para implementar novidades na educação

há 10 anos
Notícias

Brasil tem colaborado para alcance da meta de educação da ONU

A 900 dias da data limite, em 2015, qualidade ainda é desafio principal do país

há 11 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.