O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) produziu e disponibilizou, em livro online e vídeos, as concepções, os conhecimentos e as práticas do trabalho para jovens estudantes do Ensino Médio, a partir de realização de assessoria técnica à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Voltado aos gestores da Educação no País, o conteúdo é aberto e gratuito e foi estruturado com base na experiência da política de educação integral de Minas Gerais para o Ensino Médio entre 2015 e 2017. O material articula-se aos marcos conceituais do Programa Jovens Urbanos, iniciativa da Fundação Itaú Social para as juventudes, sob coordenação técnica do Cenpec.
O livro Itinerário para as juventudes e a Educação integral em Minas Gerais: parte I — Concepções e metodologias inclui desde a problematização teórica sobre a Educação integral até intervenções participativas que envolvem jovem, escola e cidade.
No material são apresentadas informações sobre estratégias de escuta, experimentações, explorações de territórios, produções juvenis, encontros públicos e formação de gestores e educadores que podem garantir a Educação integral numa perspectiva de participação e protagonismo juvenil. O primeiro vídeo atenta para a concepção de Educação integral, que não se resume à ampliação da jornada escolar, enquanto o segundo e o terceiro trazem estratégias e sugestões práticas para sua realização nas atividades escolares.
Uma delas é a “exploração do território”, que provoca reflexões sobre o direito à cidade, por meio de estratégias pedagógicas que garantam a circulação dos jovens. Outra é o “plano participativo”, proposta de espaços de escuta na escola para acessar os desejos juvenis e mapear necessidades e potencialidades dentro e fora da unidade de ensino.
Fonte
- Cenpec