A partir da década de 1980, com a abertura política e a redemocratização, a gestão da educação passa a ser marcada pela descentralização e a autonomia da gestão escolar em relação aos órgãos administrativos superiores. A escola também começa a acolher maior participação da comunidade.

Veja também:
– Projeto da Unicamp busca melhoria da convivência nas escolas

Desde então, a gestão da escola vem ganhando destaque e desafia os educadores e gestores diariamente. Reunimos aqui as obras que auxiliam os gestores a mediar relações entre todos os atores do espaço pedagógico.

O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade
Vera Maria N. de Souza Placco, Laurinda Ramalho de Almeida, 2006

O livro traz contribuições de uma série de autores envolvidos com as questões da educação escolar centrando-se na figura do coordenador pedagógico e sua relação com aspectos contemporâneos do cotidiano escolar. O fracasso escolar, a autoridade, o protagonismo juvenil são alguns dos temas tratados.

O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola
Vera Lucia Trevisan de Souza, 2004

Quarto volume da série que propõe a reflexão sobre a gestão escolar e, fundamentalmente, o papel do coordenador pedagógico. Por meio de observações e entrevistas, a obra lança luz sobre as dificuldades enfrentadas por profissionais envolvidos no contexto escolar e os seus desejos de mudança.

História da Administração Escolar no Brasil: do diretor ao gestor
Azilde L. Andreotti, José Claudinei Lombardi, Lalo Watanabe Minto, 2012

Fruto do esforço de professores, doutores e pós-graduandos da Unicamp que, ao organizarem um Curso de Especialização em Gestão Educacional para gestores do sistema público, depararam-se com a escassez de produções sobre administração escolar.  Pretendem permitir uma compreensão da organização escolar brasileira de maneira contextualizada e a gestão escolar como produto de transformações sociais, políticas e históricas.

Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino
Vitor Henrique Paro, 2007

Fruto de pesquisa realizada em escolas públicas de ensino fundamental, traz a reflexão sobre a qualidade do ensino, a função social da escola e a educação para a democracia a partir da visão dos envolvidos. Propõe transformações na estrutura administrativa escolar, principalmente em relação à autoridade na gestão escolar, e aponta a participação coletiva como forma de superar a centralidade da direção pedagógica.

Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática
José Carlos Libaneo, 2013

Possibilita ao professor conhecer a estrutura e a organização da escola e suas condições de atuação. Propõe que a construção de uma escola democrática e participativa depende da compreensão das práticas de gestão e organização e convida educadores e funcionários a analisar e refletir sobre a própria prática.

Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização
José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabare, 2012

O autor procura compreender a gestão escolar à luz do contexto da escola e da sociedade e das transformações pelas quais passa a escola pública brasileira. Propicia aos professores e gestores possibilidades de análise da organização e gestão escolar a partir de aspectos sociopolíticos, históricos, curriculares, pedagógicos, legais e organizacionais da educação escolar.

Gestão Democrática da Educação: Desafios Contemporâneos
Dalila Andrade de Oliveira, 1997

Uma coletânea de textos que discute a gestão democrática da educação pública. Questões como municipalização do ensino público, objetivos da educação escolar, avaliação da educação, entre outras, são problematizadas a partir da reflexão sobre as transformações sócio-políticas e institucionais nas políticas educativas decorrentes da globalização da economia. Mesmo com quase 20 anos de sua publicação, as discussões fornecem instrumentos analíticos para compreender o impacto das transformações econômicas no processo de democratização da gestão escolar.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.