No ecossistema, um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos e servir de alimento para outros. Esse cruzamento de diferentes cadeias alimentares é chamado de teias alimentares ou de redes alimentares. O tema serviu de inspiração para o jogo “Quem come o quê”, disponível no Portal Ludo Educativo, projeto do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Voltado para o ensino de crianças e adolescentes, o game convida o jogador a montar várias teias alimentares diferentes, seguindo padrões em um tabuleiro. Para isso, é necessário entender quais animais se alimentam do que e também saber sobre as relações entre os organismos dentro da teia. A cada etapa concluída, um novo desafio é lançado. Além disso, o jogo conta com o modo de tempo, permitindo ao participante acumular pontos e integrar o ranking do Ludo Educativo.
O jogo “Quem come o quê” pode ser acessado gratuitamente em Portal Ludo Educativo e também está disponível para download no sistema Android.