Incentivo a quem ensina a ensinar. Esta é a missão do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, promovido pela Fundação Carlos Chagas, que está com as inscrições abertas. Pelo segundo ano consecutivo, o concurso busca revelar os melhores trabalhos realizados por docentes de Licenciatura na formação de professores para o ensino básico.
“A Fundação Carlos Chagas criou o Prêmio pensando na qualidade da educação básica no Brasil, por meio da valorização e incentivo das experiências educativas inovadoras dos formadores de professores”, afirma Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas.
Podem ser inscritas as experiências concluídas do ano passado até junho deste ano e comprovadas por documentos – relatórios de obtenção de créditos na disciplina em questão, avaliações e provas aplicadas durante a execução do projeto, depoimentos em vídeo dos participantes ou trabalhos e atividades realizadas pelos alunos do ensino básico.
O julgamento será feito por uma Comissão de Especialistas, constituída pela FCC, que vai avaliar os trabalhos conforme a adequação entre os objetivos e as ações desenvolvidas visando à aprendizagem. Serão contemplados até três indicados e cada um receberá um prêmio de R$ 30 mil, diploma, troféu e publicação do projeto premiado na coleção Textos FCC e no site da Fundação.
Vencedores de 2011
Em 2011 foram premiados o professor Bruno Monteiro, da Universidade Federal de Lavras, e a professora Marli Batista Ávila, da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo.
“A inserção do tema da educação em ciências, em espaços não formais, na formação de professores de ciências e química” foi o tema abordado pelo professor Bruno Monteiro, que se destacou pela iniciativa de levar a educação em ciências para espaços culturais e informais como Museus de História Natural, Centros de Ciências, Centros Tecnológicos, entre outros.
Já a professora Marli Batista Ávila apresentou o desafio de ensinar música – prática, aliás, que passa a ser obrigatória no Ensino Básico a partir de 2012 – como componente indispensável na formação do ser humano, tanto na ação prática como na fundamentação teórica e contextualizada no tempo e espaço. Esta é a proposta de seu projeto intitulado “Uma opção metodológica para o ensino da música na escola brasileira”.