O documentário sobre a maior obra de engenharia do país da atualidade, na qual depoimentos a favor e contra Belo Monte apontam para um desastre do ponto de vista ambiental, econômico e social, já pode ser visto pela web.
Realizado com financiamento coletivo, “Belo Monte – Anúncio de uma Guerra” narra a os bastidores da construção da polêmica usina hidrelétrica de Belo Monte. O projeto, a ser instalado pelo governo na Volta Grande do rio Xingu (Amazônia), que compreende a cidade de Altamira, no Pará, prevê o aproveitamento hidrelétrico em terras indígenas.
Financiamento coletivo
O documentário “Belo Monte, Anúncio De Uma Guerra” é um projeto independente e coletivo, que foi filmado durante 3 expedições à região do rio Xingu. Cerca de 3.429 apoiadores, de todo o Brasil, doaram o montante de R$ 140 mil que ajudou a financiar o projeto.
O material inclui imagens do local, entrevistas com os principais envolvidos na obra, incluindo lideranças indígenas (como o Cacique Raoni e Megaron), o Procurador da República (Dr. Felício Pontes), o Presidente da FUNAI (Márcio Meira) e políticos locais a favor da construção da Usina.
O lançamento oficial ocorreu no dia 17 de junho, em paralelo à Rio+20.