Em razão da Copa do Mundo, o Conselho Nacional de Educação (CNE) deu autonomia às escolas para decidir o calendário escolar desde que seja respeitado o mínimo de 200 dias letivos. Grande parte dos estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador devem retornar às aulas no dia 14 de julho. Já Porto Alegre ainda vai começar o período de férias em julho.
Com as crianças em férias, em casa ou não, é possível pensar em como aproveitar o tempo. “Elas são ‘mestras’ no brincar seja aonde for”, afirma a educadora Renata Meirelles, e uma das curadoras da exposição “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”, em exibição até o início de 2014. Como brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento dos meninos e meninas, o NET Educação traz abaixo algumas dicas para produzir brinquedos com materiais simples ou improvisados. Além de animar as férias, as brincadeiras aproximam pais e filhos.
Veja também:
Aprender brincando estimula a criatividade e o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico da criança, segundo a assistente social e presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (Ipa), Marilena Flores Martins. “Não só no Brasil, mas no mundo todo, o brincar vem sendo um direito chamado de direito esquecido. Com a tendência do mundo moderno de as pessoas investirem muito na educação voltada para a profissão e não para o ser humano, o brincar passou a ser considerado como uma espécie de perda de tempo”, avalia.
“Mas o estudo da neurociência demonstra que o cérebro humano se desenvolve a partir de estímulos externos. Então, voltou-se a pensar no brincar como um instrumento essencial para a formação do cérebro da criança”, enfatiza ela. Veja abaixo as sugestões e faça você mesmo.
Cidade de Papel – pode-se pintar cada parte da cidade ou os bonecos
Jogo do Anel Africano – popular no continente, desenvolve o raciocínio
Boliche e bilboquê – brincadeiras antigas com material reciclável
Fantoche de dedo – pode-se induzir a criação de histórias e teatrinhos
Jogo das Cinco Marias – desenvolve a coordenação motora
Vai e vem – pronto em poucos minutos com garrafa PET (vídeo abaixo)