A exposição “As Meninas do Quarto 28” desembarcou no Museu da UFRGS e permanece no local até dia 31 de março de 2016. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.
“As Meninas do Quarto 28” retrata o dia a dia de meninas judias que foram confinadas no gueto de Theresiendstadt, na então Tchecoslováquia, durante a invasão alemã sofrida pelo país na Segunda Guerra Mundial.
A exposição reúne desenhos das crianças e uma réplica de seu alojamento. O gueto de Theresiendstadt serviu de prisão para artistas, cientistas, músicos, intelectuais e outros judeus. O grupo de meninas judias relembrado pela exposição viveu nesse gueto, no alojamento L410, quarto 28.
Os artistas utilizaram seus conhecimentos para oferecer às meninas, atividades de pintura, desenho e música, além de aulas de matemática, história e geografia. Assim, proporcionaram momentos de esperança e alívio às crianças, tentando evitar que suas vidas fossem devastadas pela guerra.
O Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul está localizado na Avenida Osvaldo Aranha, 277, Bom Fim, Porto Alegre (RS). Outras informações pelo telefone (51) 3308-3390.
Veja também:
Com informações Catraca Livre