Foto de Mônica Zarattini que está na mostra
Reunindo trabalhos de 11 importantes fotógrafas do país, a exposição "As Donas da Bola" teve abertura no sábado (17), às 16h, e se propõe a mostrar uma visão feminina do esporte mais popular do Brasil. Indo contra a ideia de que “futebol é coisa de homem”, a mostra conta com 121 imagens que retratam a presença da mulher e suas relações com a cultura do futebol.
Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto são as autoras das obras, e a curadoria é de Diógenes Moura. Os retratos muitas vezes ultrapassam o trabalho documental e chegam a um resultado ensaístico, especialmente pensado para a exposição.
Há um mês da Copa do Mundo, no momento em que tudo parece girar em torno da bola, a exposição busca superar preconceitos ainda existentes no País e diversificar as visões sobre o esporte. As imagens foram feitas em diversos cantos do Brasil – São Paulo, Rio, Pernambuco, Amapá e Bahia, entre outros – e nos mais variados ambientes, onde há sempre alguma relação com o futebol.
As Donas da Bola
Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000)
De terça a sexta, das 10h às 20h; Sábados e domingos, das 10h às 18h
De 18/5 a 13/7