A oceanografia é a ciência que estuda os oceanos e mares, analisando seus aspectos físicos, químicos, biológicos e geológicos. Como os oceanos exercem influência direta sobre o clima, a biodiversidade, a produção de alimentos, a economia e a qualidade de vida humana, é indicado que alunos de toda a educação básica ampliem seus conhecimentos sobre esse campo do saber. Ao estudar temas como os ciclos do mar, as marés, as correntes oceânicas e a relação entre a Terra, a Lua e o Sol, os estudantes passam a compreender melhor os fenômenos naturais que regulam os ritmos da vida no planeta.
Na escola, a oceanografia dialoga com diferentes componentes curriculares. Na geografia, contribui para o estudo do clima, das paisagens naturais e das relações entre sociedade e natureza. Nas ciências e na biologia, relaciona-se aos ecossistemas marinhos, às cadeias alimentares, à biodiversidade e aos ciclos naturais. Na física, conecta-se ao estudo das ondas, das marés, das correntes e da energia. Já na química, possibilita abordar a composição da água do mar e os processos de poluição.
Além disso, a oceanografia no contexto escolar dialoga com a educação ambiental, ao despertar o senso de responsabilidade pela preservação dos ambientes marinhos e a compreensão dos impactos das ações humanas, como a poluição marinha e as mudanças climáticas, sobre mares e oceanos.
A seguir, conheça quatro materiais que possibilitam compreender a oceanografia de forma contextualizada, aproximando esse campo do saber da realidade dos alunos.
Curso “Noções de oceanografia” (USP)
Oferecido semestralmente desde 1993 pelo Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP), o curso de difusão “Noções de Oceanografia” foi registrado em 14 vídeos em 2021. A formação reúne aulas ministradas por docentes do instituto e aborda temas como correntes oceânicas, poluição marinha, características do fundo do mar, coleta de dados oceanográficos, plâncton e mamíferos aquáticos, entre outros. A iniciativa é voltada a estudantes do ensino médio, professores e graduandos da USP.
Documentário “Oceanos infinitos: uma jornada pelos oceanos do mundo”
O documentário apresenta a diversidade da vida marinha nos diferentes oceanos do planeta. Ao percorrer regiões que vão do Ártico ao Oceano Pacífico, o filme revela características dos ecossistemas marinhos e a relação deles com o ambiente oceânico. Com imagens em alta definição e dublagem em português, a produção aborda espécies como tubarões, baleias, golfinhos, peixes e pinguins, além de seus comportamentos e habitats.
Podcast “SciCast #34: Oceanografia”
O episódio nº 34 do podcast SciCast discute a oceanografia como área científica dedicada ao estudo dos mares e oceanos. O programa aborda o escopo da disciplina, que envolve a análise de aspectos físicos, químicos, biológicos e geológicos dos ambientes aquáticos, além de tratar da regulamentação da profissão de oceanógrafo, do mercado de trabalho e de referências históricas da área, como Jacques-Yves Cousteau.
Seção “Oceanos e Mares”, da National Geographic Brasil
Apresenta conteúdos jornalísticos e científicos sobre os mares do planeta. Reúne reportagens que explicam a classificação dos oceanos, sua extensão e papel no clima global. Também aborda a biodiversidade marinha e a importância dos oceanos para a vida na Terra. Além disso, discute impactos ambientais como poluição, mudanças climáticas e ações humanas nos ecossistemas marinhos.
Veja mais:
Confira 4 vídeos e podcast sobre expedições oceânicas
Ouça 4 podcasts que exploram as Grandes Navegações
Crédito da imagem: Philip Thurston – Getty Images