Expedições oceânicas são viagens científicas ou exploratórias realizadas para estudar o ambiente marinho, sua fauna e flora, sendo conduzidas por pesquisadores, biólogos, oceanógrafos e outros especialistas.

Na escola, elas podem ser exploradas pelas disciplinas de ciências, geografia, artes e educação ambiental, possibilitando uma abordagem interdisciplinar. O tema ajuda a ilustrar a biodiversidade e os ecossistemas marinhos, a conscientizar sobre proteção ambiental e a discutir problemas contemporâneos, como poluição dos mares e pesca clandestina.

Porém, apresentar os oceanos aos estudantes pode ser um desafio, especialmente para aqueles que nunca tiveram contato com o mar. Para ajudar nessa tarefa, documentários e relatos oferecem uma imersão nas profundezas do mar, apresentando paisagens fascinantes ao mesmo tempo em que destacam a importância dos oceanos para a humanidade. Confira, a seguir, quatro vídeos e podcasts para levar as expedições oceânicas à sala de aula!

Vídeo – Documentário Oásis no Atlântico

Dirigido por Lawrence Wahba e narrado pelo ator Lima Duarte, o documentário registra uma expedição à Ilha de Trindade, no Espírito Santo, e ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco. A Ilha de Trindade, localizada a 1,2 mil quilômetros de Vitória, abriga uma base da Marinha Brasileira, o Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade (Poit) e é um dos lugares mais remotos do Brasil. O Arquipélago de São Pedro e São Paulo, a 987 quilômetros de Natal, é formado por movimentação tectônica e abriga rica vida submarina, incluindo tubarões-baleia.

Vídeo – Seres das profundezas

O vídeo produzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) mostra a fauna do mar profundo, revelando imagens da expedição de brasileiros e japoneses que, a bordo do submarino Shinkai 6.500, exploraram as águas a 4 mil metros de profundidade no litoral sudeste do Brasil. A expedição, realizada em colaboração entre universidades brasileiras e a Agência Japonesa para a Ciência e Tecnologia Marinha-Terrestre (Jamistec), mapeou o ambiente e coletou amostras marinhas. Complementa o material a reportagem Seres das Profundezas, publicada na edição 221 de Pesquisa Fapesp.

Podcast – Beto Fabiano: expedições oceânicas no Brasil

Radicado em Florianópolis, Beto Fabiano é um especialista em expedições oceânicas e clínicas de vela, conduzidas em seu monocasco, o “Pangeia”. Neste podcast, ele compartilha histórias de suas travessias até as ilhas de Trindade, Fernando de Noronha e outros destinos paradisíacos da costa brasileira, com foco em conservação, ciência e educação

Vídeo – Expedição antártica: jornada ao último continente

O youtuber Diogo Kyrillos mostra a experiência de viajar à Antártida a bordo de um cruzeiro de expedição e revela curiosidades do continente, como o funcionamento da travessia da Passagem de Drake, ponto de partida das embarcações que rumam à Antártida.

Veja mais:

Alfabetização oceânica

Estudar em casa: os principais mares e oceanos da Terra

Ouça 4 podcasts que exploram as Grandes Navegações

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Aplicativo infantil disponibiliza mais de dois mil conteúdos para crianças em quarentena

Gratuito até 31 de maio, DK Plus conta com desenhos animados, jogos e livros

há 5 anos
Notícias

Especialistas discutem desafios da educação em série de vídeos

Desafios da escola, custo da qualidade e superação de mitos são alguns dos temas abordados

há 7 anos
Notícias

Descubra 7 curtas e documentários sobre feminismo negro 

Apresentar o tema na educação básica ajuda a promover uma visão mais crítica, inclusiva e transformadora da sociedade

há 4 semanas
Notícias

Veja 4 livros para trabalhar a cultura popular e o folclore

Conteúdos estão previstos nas áreas de artes, linguagens e ciências humanas e sociais aplicadas

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.