Instituto Estre, braço de responsabilidade social da empresa Estre Ambiental, lançou ontem, na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro Escolas sustentáveis, que discute a educação ambiental e práticas sustentáveis nas escolas. No evento, os envolvidos no projeto descreveram sua criação, as conquistas até o momento e os próximos passos.

O livro narra a transformação de escolas em locais sustentáveis, além de trazer reflexões teóricas e metodológicas sobre a sustentabilidade. A iniciativa teve início em 2011 na cidade de Piracicaba, a partir de uma parceria com o Ministério da Educação e com o Oca, Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ-USP.

Segundo o diretor do Instituto, Juscelino Dourado, o objetivo principal do programa é empoderar as comunidades, por meio de discussões sobre cidadania e Educação Ambiental. A escola é o gatilho desse movimento, o local de diálogo para que a cidade caminhe para a transformação.

O professor Marcos Sorrentino, responsável pela Oca, completa: “quando falamos das Escolas Sustentáveis, nos referimos a um projeto que vai da pedagogia às políticas públicas. Não se trata apenas da economia, mas também do aprimoramento pedagógico. Os dois caminham juntos”.

O processo funciona em uma proposta de construção coletiva de um ambiente sustentável. A metodologia escolhida para o plano de ação fundamenta-se em quatro pilares, ou “rodas”, como prefere Juscelino: currículo, edificações, gestão e relacionamento com a comunidade. A ideia é que a organização inicie esta mudança em cada uma destas esferas, mas que aos poucos as instituições tornem-se autônomas.

Alciana Paulino, gestora de educação da entidade, explica o desafio de ter um cuidado especial com os lugares que visitam: “é preciso respeitar a cultura e o tempo de cada um”. Da mesma forma, os resultados podem não ser tão imediatos, mas alguns são bastante significativos. Um dos exemplos citados por ela é o aumento da retenção de professores, consequência da maior articulação de alunos e educadores.

Agora, os esforços estão concentrados em dar continuidade à parceria firmada com a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba para implementar o Escolas Sustentáveis no ensino público local e em iniciar o trabalho em Rosário do Catete, em Sergipe, no ano que vem. Entretanto, o livro, sem direitos autorais e de baixo custo para garantir a acessibilidade, foi publicado com a intenção de difundir esse programa. Assim, qualquer um pode replicá-lo.

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conheça 5 materiais para saber mais sobre dendrologia, o estudo das árvores

Conteúdos auxiliam professores a explorar espécies arbóreas e suas relações com o ambiente

há 7 dias
Notícias

Conheça 4 livros que ajudam a ensinar a capoeira como patrimônio afro-brasileiro

Prática surgiu das vivências de africanos escravizados e enfrentou criminalizações até seu reconhecimento

há 1 mês
Notícias

Veja 4 livros para explorar com os alunos a relação entre arte e comida

Obras revelam como o alimento pode inspirar processos criativos em diferentes linguagens

há 1 mês
Notícias

Veja 8 materiais para conhecer o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos

Mapas, reportagens e artigos apresentam acontecimentos e líderes que transformaram a história da igualdade racial

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.