Uma avaliação online para saber o quão inovadora são as práticas escolares está disponível gratuitamente. A ferramenta permite aos gestores das escolas, junto com um grupo de trabalho, realizarem uma autoavaliação sobre as ações pedagógicas e administrativas. O instrumento foi lançado pela ONG Instituto Crescer.
Para a diretora da organização e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Luciana Allan, os investimentos institucionais na compra de computadores e na oferta de acesso a internet não têm proporcionado os impactos esperados na aprendizagem dos alunos por conta de fatores que vão além da aquisição destes recursos.
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Desconhecimento da realidade local, inexistência de um planejamento estratégico para implementação de projetos de informática educativa e o desinteresse em repensar a atuação da área pedagógica são ainda alguns dos entraves. Em nota, o Crescer reforçou que incorporar as tecnologias digitais dentro de um modelo tradicional de ensino não colabora com a promoção de uma educação de qualidade.
A avaliação online foi estruturada com apoio de um comitê formado por dois grupos de trabalho. Um primeiro integrado por profissionais do instituto que têm atuado em programas de informática educativa e outro por acadêmicos e especialistas.
O questionário pretende colaborar com a análise de práticas educacionais inovadoras em sete dimensões: pedagógica, administrativa, financeira, infraestrutura, pais e familiares, recursos humanos e comunitária. Os resultados poderão permitir que instituições revejam suas ações e avaliem as oportunidades de investimento em tecnologias digitais.
A utilização de tecnologias digitais nas escolas são analisadas a partir de critérios tais como acessibilidade dos alunos aos recursos tecnológicos e prática na utilização, a mediação dos professores no emprego das tecnologias na rotina de aprendizagem, a gestão do conhecimento e a comunicação com pais e familiares.