A Escola Digital, plataforma de busca de recursos pedagógicas digitais, traz uma novidade para os professores do Ensino Fundamental e Médio: um curso gratuito e a distância. A iniciativa tem como objetivo capacitar professores para o uso integrado das tecnologias no ensino.
Desenvolvido por Jacqueline Barbosa, professora do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, o curso surge como resposta à necessidade de aproximar o ensino da realidade dos alunos, que formam a geração dos nativos digitais. A ideia é incorporar completamente a tecnologia ao projeto pedagógico, abandonando a noção de que as TIC são recursos “especiais”, alheios ao currículo.
O curso é divido em três módulos focados em diferentes temas. O primeiro, Currículo e Tecnologia, discute a cultura digital e como a tecnologia pode fazer parte do processo de aprendizagem. O segundo, Plataforma Escola Digital, trata do uso das TIC em sala de aula e fornece instruções sobre como navegar pelo próprio site da escola. Por fim, o último módulo propõe uma análise de situações práticas em que os Objetos Digitais de Aprendizagem são utilizados e dá orientação para o planejamento de atividades com essas ferramentas.

O conteúdo é trabalhado em um ambiente dinâmico, por meio de recursos audiovisuais e textos, além de atividades e exercícios. O curso tem 30 horas de duração, que podem ser distribuídas livremente, de acordo com a rotina dos professores. Há ainda um fórum de discussões para os educadores trocarem experiências e compartilharem conhecimento.
E então, professor, ficou interessado? Quer se manter por dentro das novas práticas e estratégias educacionais? Cadastre-se e comece o curso!

Talvez Você Também Goste

Notícias

Saúde mental dos educadores: 6 conteúdos para refletir

Podcasts, vídeos e artigos ajudam a compreender como as condições de trabalho impactam os profissionais da educação

há 2 semanas
Notícias

Explore 5 recursos audiovisuais para ensinar genética

Materiais de universidades e instituições científicas ajudam estudantes a adotar uma postura crítica diante da ciência

há 3 semanas
Notícias

Conheça 6 livros que ajudam a abordar expectativas de gênero

Obras de diferentes épocas revelam como papeis esperados de meninas e meninos impactam relações e oportunidades

há 3 semanas
Notícias

4 recursos audiovisuais para ensinar figuras de linguagem

Materiais digitais ajudam estudantes a identificar esses recursos em diferentes contextos de comunicação

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.