Após quatro dias, a Educar Educador 2012 chega ao fim deixando em evidência um panorama de mudanças possíveis para a educação. Dividido entre Congresso e Feira, no campo das reflexões, o evento permitiu a elucidação de ideias de renomados educadores e profissionais sobre a tríade família, escola e sociedade, motivados pela questão "Onde Pretendemos Chegar". Foram mais de 230 palestrantes contribuindo para o pensar educação na atualidade, considerando as expectativas e as mazelas em torno do processo de ensino aprendizagem.
No campo mercadológico, o destaque ficou por conta de soluções tecnológicas inovadoras e projeções futuras um tanto curiosas. Imagine só ver o efeito de um antibiótico dentro do organismo, ou observar as artérias do coração em um imenso telão, e interagir com as imagens pelo comando das mãos. Ou ainda adentrar em uma sala de cinema (5D) que permite profundidade de imagens, cores, sons e até sensações como do vento e da chuva. Opções mais "reais" como quadros multifuncionais ou 3D e projetores interativos também puderam ser vistos, com a premissa de não substituir a figura do educador, mas de dinamizar a prática da sala de aula, envolvendo os alunos.
Painel permite interação com as imagens a partir do comando das mãos.
Palestras
Dando continuidade às reflexões sobre o processo da educação, o educador Jorge Adelino Costa, da Universidade de Aveiro, em Portugal discorreu sobre o tema "Gestão e formação de lideranças na Educação". Após pesquisas sobre o tema, o palestrante apresentou um cenário em que grande parte de diretores de escolas são vistos atuando em funções administrativas, que deveriam ser direcionadas a gestores locais, e não ficar sob a responsabilidade direta de um líder. Costa alertou para a necessidade das escolas possibilitarem uma liderança instrucional, preocupada com o processo de ensino aprendizagem, direcionada à supervisão do currículo, à monitoração do progresso dos alunos e ao desenvolvimento da prática dos professores. Ainda de acordo com o educador, é preciso incentivar lideranças intermediárias dentro das escolas, descentralizando competências. "Liderar é, acima de tudo, reconhecer que há outras pessoas com essa capacidade, e delegar funções em prol do trabalho em equipe", finaliza.
Ao educador Carlos Nepomuceno coube o debate acerca do "Impacto da Internet na Sociedade, nas Escolas e nas Organizações". O palestrante discorreu sobre a chamada revolução cognitiva pela qual a sociedade atual está passando: desde a chegada do computador e sua massificação em rede, possibilitada pela banda larga, nota-se uma mudança na maneira de como se articula o conhecimento. “Mudou a “placa mãe” de como o ser humano se informa, conhece, compra, trabalha. É uma revolução porque nunca tínhamos vivido nada parecido”, atesta o educador.
A partir do cenário, Nepomuceno avaliou as escolas atualmente. “A escola ainda atua tendo como base a escrita impressa, ou seja, os livros se tornam verdade absoluta aos alunos, e eles são avaliados com base nisso.” Segundo o educador, é preciso que haja uma adequação das instituições escolares para lidar com os alunos de hoje, que usam internet, e justamente por isso articulam o pensamento de maneira diferenciada. “E não se trata de uma alternativa, pelo simples fato de que não estamos falando de uma metodologia de ensino que você adere ou não. Estamos diante de um conhecimento líquido, construído a partir da participação ativa de professores e alunos”, afirma o palestrante. Questionado sobre como deveria ser a postura do professor, Nepomuceno afirma que os docentes precisam se despir de verdades, promover o diálogo com seus alunos, e trabalhar preferencialmente a partir de hipóteses, para que todos (inclusive o professor) sejam capazes de contribuir e pensar, de fato, sobre o que estão aprendendo. Para isso, os educadores devem se tornar pesquisadores dos assuntos que irão abordar, e estar disposto a aprender conjuntamente com os demais.
A Educar Educador 2013 acontecerá de 22 a 25 de maio, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo.