Na semana de 17 a 21 de fevereiro de 2014, quando deveria acontecer a Conae (Conferência Nacional de Educação), evento cancelado pelo MEC a menos de um mês de sua realização, educadores de todo o Brasil farão mobilizações para discutir a questão da participação popular nas políticas educacionais. Chamada de “Semana da Participação Popular na educação: reflexão sobre os fóruns, conferências e planos decenais”, a mobilização foi proposta pelo Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em manifestação pública dirigida à comunidade educacional em 3 de fevereiro.
Em eventos variados puxados por comitês locais da Campanha e seus parceiros em várias partes do Brasil, o objetivo é discutir o cancelamento da Conae em fevereiro por decisão do MEC, o adiamento para novembro deliberado pelo Fórum Nacional de Educação, os reflexos dessas medidas, debater o papel da Conae e do FNE e, enfim, discutir as versões de PNE da Câmara e do Senado. No dia 19/2, quarta-feira, representantes de entidades nacionais da área ocuparão gabinetes, plenários e comissões do Congresso Nacional para defender a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação) segundo o texto da Câmara dos Deputados, com as devidas melhorias.
Confira abaixo alguns eventos e atividades já confirmados:
- Recife (17/02): O Comitê Pernambucano da Campanha vai realizar uma reunião seguida de coletiva de imprensa. O evento será realizado no Centro de Cultura Luiz Freire, às 10h, em Recife.
- São Paulo (20/02): Na capital paulistana, o Comitê São Paulo da Campanha convocou um ato público que será realizado na quinta, 20/2, a partir das 17h, no vão livre do Masp.
- Belo Horizonte (21/02): Na data em que ocorreria o encerramento da CONAE 2014, o Comitê Mineiro da Campanha, juntamente com a Plenária do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai promover um evento na Faculdade de Educação da UFMG, no auditório Luiz Pompeu, das 18:30 às 22 horas.
- Rio de Janeiro (02/02): Na capital carioca, o Comitê Rio de Janeiro da Campanha se antecipou e no domingo, 2/2, realizou um ato nas areias de Copacabana, em repúdio ao cancelamento/adiamento da Conae.
Participe e divulgue: https://www.facebook.com/campanhanacionaldireitoeducacao!