Fundação Dorina Nowill para Cegos criou uma biblioteca online e completamente gratuita para deficientes visuais, a Dorinateca. É o primeiro projeto do tipo no Brasil e, para acessar o acervo, basta fazer o cadastro no site.

São diversos títulos publicados em formatos especiais acessíveis às pessoas com pouca ou nenhuma visão, como os volumes em braille, que podem ser impressos em alto relevo. Há também o livro falado, com a narração gravada e disponível para download.

A terceira opção é o livro Daisy, um outro formato de arquivo digital. Com ele, o leitor tem uma série de recursos interativos como ampliação da tela e anotações. É possível também acessar notas de rodapé, soletração e até a pronúncia correta de palavras estrangeiras.

O acervo traz obras de todos os gêneros, desde clássicos da literatura como Shakespeare e Machado de Assis, histórias infantis e contos de fadas, até obras de não ficção voltadas para Marketing, Direito, Sociologia e outros temas. A expectativa é de que até o final do ano sejam mais de 4.500 títulos disponíveis.

Com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual, Dorina Nowill criou a fundação em 1946. A paulistana, que se formou professora e se especializou em educação de cegos nos Estados Unidos, sentiu uma grande escassez de livros em Braille e decidiu produzir esse conteúdo gratuitamente.

Talvez Você Também Goste

Notícias

Gestão da sala de aula: 5 livros para entender o assunto

Conheça estratégias e práticas que ajudam o professor a criar um ambiente favorável à aprendizagem

há 1 semana
Notícias

Veja 6 vídeos sobre didática para melhorar o processo de ensino

Conteúdos permitem aperfeiçoar a prática docente e tornar a aprendizagem mais acessível e significativa

há 2 semanas
Notícias

Conheça 6 livros que ajudam a descomplicar a Teoria da Evolução

Obras explicam conceitos de forma simples e com evidências científicas, servindo de apoio para o trabalho em sala de aula

há 1 mês
Notícias

A psicologia do bullying: 6 links para se aprofundar no tema

Materiais mostram como diferentes correntes analisam o fenômeno e a relação entre agressores e vítimas

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.