Cinema é um tema que interessa a maioria das pessoas. Por ser um assunto presente na vida de alunos de todas as idades, é imprescindível que apareça em sala de aula, principalmente por ser uma expressão artística que possibilita uma leitura interdisciplinar. Dessa forma, o portal NET Educação desse mês trouxe indicações de livros para você que quer aprender mais sobre o cinema.
Veja também:
– Planos de aula com uso de filmes
– A colunista Cláudia Mogadouro traz análises sobre cinema e educação
Cinema brasileiro no século XXI, de Franthiesco Ballerini
Editora Summus, 2012
O livro de Franthiesco Ballerini foi baseado em dois anos de entrevistas com os mais importantes nomes do cinema brasileiro, além disso, envolveu muita pesquisa do autor em dados da indústria. A obra procura ser um retrato fiel da produção cinematográfica nas diferentes áreas de atuação como direção, roteiro, distribuição, exibição e legislação. Para Ballerini somente quando conhecermos profundamente nossa história audiovisual e refletirmos sobre os rumos do cinema contemporâneo, conseguiremos difundir entre os brasileiros o hábito de assistir os filmes nacionais.
O século do cinema, de Glauber Rocha
Editora Cosac Naify, 2006
Terceiro volume da série de livros de Glauber Rocha sobre cinema, O “Século do Cinema” reúne artigos críticos escritos por ele entre 1939 e 1981. O livro foi organizado pelo cineasta às vésperas de sua morte e tem a novidade de se voltar para o presente da cultura nacional. Bem como, os textos, escritos ao longo de vinte anos, compõem vastos painéis que passam pelo cinema americano, o italiano e o francês. Além dos artigos de Glauber, o livro inclui textos de Orlando Senna, Paulo Leminski, uma entrevista do crítico português João Lopes e a participação de outros estudiosos no assunto.
Revolução do cinema novo, de Glauber Rocha
Editora Cosac Naify, 2004
Escrito após a finalização do último longa-metragem de Glauber Rocha, “A Idade da Terra”, esse livro faz parte da coleção do autor sobre cinema. A obra foi dividida em duas partes distintas. Na primeira, Glauber publica artigos, transcreve debates sobre o assunto e retoma entrevistas. Na segunda parte, reúne reflexões e notas biográficas escritas como uma memória afetiva que se refere diretamente a personagens da vida cultural em 1980. Ainda pode-se encontrar no livro um artigo escrito por Cacá Diegues sobre a época do cinema novo.
Revisão crítica do cinema brasileiro, de Glabeur Rocha
Editora Cosac Naify, 2003
Primeiro volume da Coleção Glauberiana, “Revisão crítica do cinema brasileiro” pode ser considerado um livro-manifesto, pois reúne a militância crítica do jovem cineasta Glauber Rocha. Escrito pouco antes das filmagens do filme “Deus e o diabo na terra do sol”, o livro reúne artigos do período de 1958 a 1963, focalizando desde o cinema silencioso dos pioneiros Humberto Mauro e Mario Peixoto ao surgimento do cinema novo no Brasil. Mesmo lidando com a história do cinema brasileiro, a obra não pode ser considerada como uma análise histórica no sentido acadêmico, pois apresenta um discurso centrado na argumentação e nem sempre especificada a fonte de suas inúmeras citações.
Cinema brasileiro: propostas para uma história, de Jean-Claude Bernardet
Editora Companhia de bolso, 2009
Nessa obra política a respeito do cinema brasileiro, o autor procura validar como durante boa parte do século XX o Brasil foi um país sem uma produção cinematográfica industrial independente e que passamos por uma fase de bastante dificuldade em gerar uma expressão cultural própria. Acostumados a consumir um cinema importado, o espectador brasileiro habituou-se a ler os filmes. Ele também aponta os esforços de um grupo de pessoas com diferentes interesses para o surgimento de uma produção nacional, com um desejo de criar uma ação e difusão da área no Brasil.
Tudo sobre cinema, de Philip Kemp
Editora Sextante, 2011
Escrito e organizado por uma equipe de críticos especializados na sétima arte, este livro ocupa a posição de guia sobre a história do cinema. A obra que contem análises aprofundadas de muitos filmes e imagens de cenas consideradas pelo público e pelos críticos como inesquecíveis procura abranger todos os gêneros e movimentos cinematográficos, como filmes de gângster, musicais, cinema mudo, épicos, entre tantos outros, além de proporcionar uma viagem ao mundo cinematográfico e seus elementos – glamour, sucesso e fracasso, frustrações e o dia a dia das personalidades.
As principais teorias do cinema: uma introdução, de J. Dudley Andrew
Editora Zahar, 1989
Criado em 1989 este livro se destina a pessoas que são aficionadas pela arte cinematográfica. O autor nos coloca frente a frente com as ideias de teóricos e confronta-as entre si, analisando seus pontos de vista a respeito de questões comuns à arte fílmica e revelando as bases dos pensamentos deles sobre o tema. Ao mesmo tempo, compara a tradição formativa com a do realismo e nos introduz a obra dos mais influentes e importantes autores que se dedicaram ao cinema.
História do cinema mundial, de Fernando Mascarello
Editora Papirus, 2008
Esta obra apresenta um panorama linear da produção internacional de cinema. O organizador nos apresenta a origem do cinema, o cinema clássico, o diálogo criativo do cinema com o construtivismo, com o expressionismo, o surrealismo, as características da vanguarda cinematográfica, a chegada da modernidade, os novos cinemas, o retorno de Hollywood, os grandes autores, as personalidades marcantes da história do cinema, o cinema documentário, entre muitas outras vertentes da sétima arte.
O cinema no século, de Paulo Emílio Sales Gomes
Editora Companhia das letras, 2015
Paulo Emílio Sales Gomes foi um historiador, militante e um dos mais importantes críticos de cinema brasileiro. Atuou grande parte de sua vida na Cinemateca Brasileira, escrevendo lá muitos textos sobre a sétima arte. Neste livro, podemos encontrar vários destes ensaios em que ele fala sobre personalidades do cinema como Charles Chaplin, Federico Fellini e muitos outros. A organização da obra, a seleção dos textos e a divisão deles a partir de critérios temáticos ficaram a cargo de seu ex-aluno Carlos Augusto Calil.
O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes, de Julio Cabrera
Editora Rocco, 2006
Para o autor Julio Cabrera, os grandes diretores de cinema não são apenas cineastas, mas também são filósofos. Neste livro, ele defende essa afirmação mostrando que filmes mais do que experiências estéticas ou produto de lazer são ferramentas poderosas para a exposição e discussão de questões importantes à humanidade. Cada capítulo do livro é dedicado a um tema em específico e analisado sob o ponto de vista de um grande filósofo e de três ou quatro filmes consagrados. Nomes como Polanski, Descartes, Hegel e Nitetzsche aparecem nas páginas do livro.