Ano que vem o Brasil recebe o maior evento de futebol internacional, a Copa do Mundo. Por conta disso, o Calendário Escolar de 2014 foi alterado, antecipando o início das aulas e o recesso escolar. A mudança foi feita de acordo com a determinação da Lei Geral da Copa, alinhada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que exige 800 horas anuais distribuídas em no mínimo 200 dias de trabalho escolar.
As definições das datas de início das aulas e do recesso escolar são de responsabilidades das Secretarias de Educação do Estado e do Município. Em sua grande maioria, as aulas terão início na primeira semana de fevereiro, com recesso escolar de 12 de junho a 11 de julho.
Na rede estadual de ensino de São Paulo, por exemplo, as aulas terão início em 1ª de fevereiro e o recesso de 12 de junho a 11 de julho. Já no Distrito Federal, as aulas terão início no dia 5 de fevereiro, com o recesso de 12 de junho a 13 de julho.
A alteração no Calendário Escolar de 2014 foi recomendada pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada em 19 de março de 2013, pelo Ministério da Educação (MEC).