Expedições oceânicas são viagens científicas ou exploratórias realizadas para estudar o ambiente marinho, sua fauna e flora, sendo conduzidas por pesquisadores, biólogos, oceanógrafos e outros especialistas.

Na escola, elas podem ser exploradas pelas disciplinas de ciências, geografia, artes e educação ambiental, possibilitando uma abordagem interdisciplinar. O tema ajuda a ilustrar a biodiversidade e os ecossistemas marinhos, a conscientizar sobre proteção ambiental e a discutir problemas contemporâneos, como poluição dos mares e pesca clandestina.

Porém, apresentar os oceanos aos estudantes pode ser um desafio, especialmente para aqueles que nunca tiveram contato com o mar. Para ajudar nessa tarefa, documentários e relatos oferecem uma imersão nas profundezas do mar, apresentando paisagens fascinantes ao mesmo tempo em que destacam a importância dos oceanos para a humanidade. Confira, a seguir, quatro vídeos e podcasts para levar as expedições oceânicas à sala de aula!

Vídeo – Documentário Oásis no Atlântico

Dirigido por Lawrence Wahba e narrado pelo ator Lima Duarte, o documentário registra uma expedição à Ilha de Trindade, no Espírito Santo, e ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco. A Ilha de Trindade, localizada a 1,2 mil quilômetros de Vitória, abriga uma base da Marinha Brasileira, o Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade (Poit) e é um dos lugares mais remotos do Brasil. O Arquipélago de São Pedro e São Paulo, a 987 quilômetros de Natal, é formado por movimentação tectônica e abriga rica vida submarina, incluindo tubarões-baleia.

Vídeo – Seres das profundezas

O vídeo produzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) mostra a fauna do mar profundo, revelando imagens da expedição de brasileiros e japoneses que, a bordo do submarino Shinkai 6.500, exploraram as águas a 4 mil metros de profundidade no litoral sudeste do Brasil. A expedição, realizada em colaboração entre universidades brasileiras e a Agência Japonesa para a Ciência e Tecnologia Marinha-Terrestre (Jamistec), mapeou o ambiente e coletou amostras marinhas. Complementa o material a reportagem Seres das Profundezas, publicada na edição 221 de Pesquisa Fapesp.

Podcast – Beto Fabiano: expedições oceânicas no Brasil

Radicado em Florianópolis, Beto Fabiano é um especialista em expedições oceânicas e clínicas de vela, conduzidas em seu monocasco, o “Pangeia”. Neste podcast, ele compartilha histórias de suas travessias até as ilhas de Trindade, Fernando de Noronha e outros destinos paradisíacos da costa brasileira, com foco em conservação, ciência e educação

Vídeo – Expedição antártica: jornada ao último continente

O youtuber Diogo Kyrillos mostra a experiência de viajar à Antártida a bordo de um cruzeiro de expedição e revela curiosidades do continente, como o funcionamento da travessia da Passagem de Drake, ponto de partida das embarcações que rumam à Antártida.

Veja mais:

Alfabetização oceânica

Estudar em casa: os principais mares e oceanos da Terra

Ouça 4 podcasts que exploram as Grandes Navegações

Talvez Você Também Goste

Notícias

Veja 6 vídeos sobre didática para melhorar o processo de ensino

Conteúdos permitem aperfeiçoar a prática docente e tornar a aprendizagem mais acessível e significativa

há 1 semana
Notícias

Aplicativo infantil disponibiliza mais de dois mil conteúdos para crianças em quarentena

Gratuito até 31 de maio, DK Plus conta com desenhos animados, jogos e livros

há 5 anos
Notícias

Especialistas discutem desafios da educação em série de vídeos

Desafios da escola, custo da qualidade e superação de mitos são alguns dos temas abordados

há 7 anos
Notícias

Gestão da sala de aula: 5 livros para entender o assunto

Conheça estratégias e práticas que ajudam o professor a criar um ambiente favorável à aprendizagem

há 1 semana

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.