Publicado em
17 de maio de 2017
As festas juninas costumam ser sinônimo de quadrilha, tanto nas escolas quanto nos encontros familiares. Contudo, a data também pode ser uma excelente oportunidade para apresentar aos alunos outras tradições populares brasileiras, geralmente pouco exploradas. Selecionamos danças e músicas de diversos locais do Brasil que podem ser aprendidas para comemorar os festejos. A lista inclui Maracatu, Catira, Coco, Bumba Meu Boi, entre outras. Confira!
Realizado pelo Colégio Estadual de Urandi (BA), o vídeo passeia, em seus 15 minutos, pelas principais danças folclóricas do país. Baião, Bumba Meu Boi, Carimbó, Catira e Coco Alagoano são algumas das tradições contempladas. Além das imagens, a produção traz um pequeno texto explicando sua origem e desdobramentos.
O vídeo de 23 minutos compila registros de Samba de Roda, Maculelê, Chula, Frevo, Xaxado, Bumba Meu Boi, Ciranda, Baião, Maracatu, Carimbó, Catira e Quadrillha.
Vídeos sobre os personagens, instrumentos, origem e história do Maracatu de Baque Virado e Baque Solto. A seleção foi realizada pelo grupo Suburbaque Maracatu, de Mogi das Cruzes (SP) e inclui trechos de documentários, programas de televisão e entrevistas sobre o folguedo.
O Grupo Zumbi de Arte e Percussão é formado por jovens negros descendentes de quilombolas da cidade de Mirandiba (PE). No vídeo, eles registram a coreografia do coco de roda.
A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica trazida ao Brasil pelos portugueses. A coreografia se desenvolve de forma similar a uma ciranda, que caminha em torno de um mastro com fitas coloridas presas. Versões da dança são encontradas no Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A apresentação foi gravada no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, em 2013.
A Escola São Mateus, em São Paulo, registrou uma apresentação de catira dos seus alunos. A catira tem uma origem ainda desconhecida. A versão mais aceita é que o folguedo mistura danças de origem africana, espanhola e portuguesa.
Coreografia de Maracatu executada pelo Grupo Dandara, de origem afro-indígena. A apresentação foi realizada no Instituto Superior de Educação de Floresta (ISEF), no município de Floresta (PE).
Registros de crianças da ONG Verde Vida dançando o coco. Também conhecido por "bambelô" ou "zamba", a dança é popular no norte e nordeste, principalmente na região de Alagoas e Pernambuco. O folguedo pode ser dançado em roda ou fileiras mista. Palmas e sapateados acompanham o ritmo da percussão, imitando o barulho do coco quebrando.
O grupo dos Catireiros do Fogo é formado por militares do Corpo de Bombeiros de Uberaba (MG) e se apresenta, principalmente, nas escolas estaduais da região.
O escritor Mário de Andrade orientou, em 1938, uma equipe chefiada pelo engenheiro e arquiteto Luís Saia com o objetivo de percorrer o Norte e o Nordeste registrando manifestações culturais e folclóricas. Um documentário de 27 minutos foi realizado pela Cinemateca do Estado de São Paulo, em VHS, sobre a expedição. Apesar da qualidade ruim, a obra é uma relíquia e mostra aspectos importantes da realidade socioeconômica das comunidades visitadas naquele momento.
Please login to comment
0 Comentários