Está aberta a primeira fase do concurso APPlica, elaborado para estimular os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio a criarem um aplicativo que ajude a resolver algum problema do cotidiano escolar.
As ideias serão analisadas por uma banca composta por Milton Lapido (A3S Serviços), Danilo Brizola (SnowmanLabs), Bruno Giardino (Apple) e Rogério da Costa (PUC-SP). Eles avaliarão critérios como ineditismo, adequação ao tema, legitimidade, qualidade técnica e coerência na apresentação.
A primeira fase do APPlica é de discussão e está disponível no site Educacional até o dia 19 de agosto de 2015. Nesta etapa, o aluno encontra na página do concurso vídeos cases de jovens empreendedores e pode conferir material gravado de duas videoconferências (webinars). Na primeira delas, Milton Lapido, Danilo Brizola e Bruno Giardino apresentam estudos de caso de aplicativos que partiram de premissas simples e se transformaram em produtos de sucesso, e explicam a técnica de documentação para o desenvolvimento de aplicativos.
A segunda fase acontece entre os dias 19 de agosto e 11 de setembro, quando os participantes enviarão suas ideias em vídeo, texto, imagens e legendas e /ou em slide.
A divulgação das três melhores ideias para aplicativos será feita no dia 23 de setembro. Os três projetos que se destacarem receberão certificados. A equipe ou o aluno que ficar em primeiro lugar poderá acompanhar o processo de criação e desenvolvimento do aplicativo e receberá, como complemento ao prêmio, a disponibilização do aplicativo nas lojas.