Chega uma época do ano em que nosso rendimento para os estudos já não é mais o mesmo do início do ano letivo. Isso acontece porque vamos nos sobrecarregando com as informações aprendidas ao longo do ano e pelo esforço, nosso cérebro acaba nos pregando peças. Perdemo-nos, a dispersão nos impede de concluir tarefas, tornando-se um obstáculo para ter foco.
Por isso, esse mês, o NET Educação selecionou oito sites que trazem dicas de como se concentrar nos estudos e quais alternativas podem ser utilizadas pelos alunos, seja para concluir as tarefas escolares ou para estudar para os vestibulares.
Por mais que você tente, está difícil se concentrar nos estudos? Pensando nisso, o Guia do Estudante conversou com especialistas no assunto e pediu algumas dicas de como podemos ajudar nosso cérebro a se concentrar. As dicas são gerais e podem ser mais ou menos eficientes, dependendo das características pessoais de cada estudante. Leia as sugestões dos especialistas, faça testes e veja qual é a que melhor se adapta ao seu estilo.
Você está com dificuldade de se concentrar em tarefas cotidianas? Então precisa realizar atividades para melhorar sua concentração cerebral, chamadas atividades de ginástica para o cérebro. Produzido pela Escola Supera, o vídeo “Malhando a cuca” traz um programa que dá dicas de como treinar a atenção seletiva e, assim, melhorar a realização de tarefas do dia a dia. Esse tipo de treinamento auxilia o enriquecimento do desempenho de seu cérebro e consequentemente a melhoria em seu desempenho nos estudos e no funcionamento da memória.
Se para você manter a concentração é um desafio, fique tranquilo, pois a ciência pode ajuda-lo. O site Universia Brasil apresenta dez estratégias cientificamente comprovadas para melhorar sua capacidade de concentração. Diversas técnicas comprovadas por meio de estudos e pesquisas auxiliam a treinar o cérebro para que ele mantenha a concentração por mais tempo. Algumas são modificar o ambiente que utiliza para estudar, usar estratégias de controle do pensamento ou praticar exercícios físicos ou meditação. Para saber outras acesse o link.
O livro “Foco”, de Daniel Goleman, mostra que para termos sucesso em todas as áreas da vida precisamos ter foco. Segundo o autor, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo, que se não utilizarmos se atrofia e se o exercitarmos se desenvolve e fortalece. Nesse vídeo, Vanessa Poletto nos apresenta algumas das teorias escritas pelo pesquisador Goleman a respeito do foco de concentração, que tem se mostrado uma das grandes dificuldades do ser humano moderno, que vive em uma era de distrações intermináveis.
O link traz uma reportagem a respeito das dificuldades enfrentadas por estudantes ao estudar em casa. O ambiente residencial pode proporcionar diversos elementos de distração como telefone, televisão, computador e a presença de familiares. Por isso, é preciso muita disciplina e concentração. A reportagem conversou com alguns especialistas no assunto que deram dicas de como melhorar o desempenho do estudo e ainda oferece um teste para confirmar se consegue se adaptar aos estímulos do meio e estudar eficazmente no ambiente residencial.
Assim como o nosso corpo necessita de exercícios para que se fortaleça e desenvolva, o nosso cérebro também precisa ser estimulado e exercitado para que se mantenha ativo e concentrado em tarefas importantes do dia a dia. Ao longo do tempo, o cérebro vai perdendo sua capacidade produtiva e se não for estimulado pode falhar. O neurocientista estadunidense e autor do livro “Mantenha seu cérebro vivo” Larry Katz criou um programa de ginástica específica para o cérebro, denominada neuróbica. O link apresenta as ideias propostas por ele e alguns dos exercícios que poderão melhorar sua concentração.
A motivação para os estudos é fundamental para que seu cérebro não crie barreiras ou busque outros estímulos no momento de estudar. Dessa forma, o site Estudar e Aprender criou técnicas de motivação para estudar mesmo nos dias em que você está desanimado. Utilizando técnicas como estudar todos os dias ou ouvir um pouco de música antes do período de estudo, você perceberá que poderá driblar a desatenção e promover um estudo mais eficaz e motivador. Outras dicas estão disponíveis no link.
Deixar para estudar um conteúdo em cima da hora é desaconselhado, pois com menos tempo para estudar e a ansiedade de acessar todo o conteúdo em pouco tempo faz com que a desatenção ganhe espaço. Porém, em algumas situações se torna inevitável. Caso isso aconteça, leia as dicas e sugestões do portal 10 em tudo e perceba que esse momento não precisa ser desesperador e tumultuado. O ideal é promovê-lo de forma a ativar níveis de concentração e atenção.