No Brasil, há um projeto de lei em tramitação que prevê a obrigatoriedade de um acervo com pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do país. Mesmo assim, somente 35% das escolas brasileiras possuem bibliotecas. Os números foram disponibilizados em primeira mão pelo QEdu, portal aberto e gratuito que passa a oferecer a partir de hoje os dados mais recentes do Censo Escolar 2013 sobre infraestrutura e matrículas de todas as escolas públicas e privadas do Brasil.

Veja também:
– Espaços dedicados à leitura são o diferencial nas escolas
– Como as bibliotecas devem atuar na concorrência da busca por conhecimento?

Na comparação com outros estados do Brasil, a rede particular de São Paulo é a que tem o menor número de escolas equipadas com bibliotecas do país: 39% (em 2011, eram 38%). Na esfera estadual, São Paulo também tem o menor porcentual de escolas com bibliotecas em todo o país: apenas 13% (em 2011, eram 11%). Vale ressaltar que o percentual é baixo justamente devido à inexistência da figura do bibliotecário. Enquanto isso, as escolas particulares de Acre e Amapá são as mais bem equipadas, com 93% e 89% de instituições com biblioteca, respectivamente. 

Outro ponto destacado é que discute-se muito no país a necessidade de inovação e da formação de mais profissionais nas áreas científicas. De acordo com os dados do QEdu, apenas 30% das escolas estaduais do país tem laboratório de ciências, onde estão a grande maioria dos alunos do ensino médio da rede pública; na rede particular, no entanto, esse número é ainda mais baixo, apenas 21% das escolas têm esse laboratório. O dado mostra que, nesse quesito, as escolas privadas estão em pior situação do que as públicas.

Ao longo de 2014, a ferramenta também atualizará os microdados do Censo Escolar referentes a taxa de aprovação e abandono escolar e distorção idade-série. E, ainda no mês de maio, os dados de evolução do Censo de 2010 até 2013 também estarão visíveis para consulta.

Para facilitar a pesquisa do usuário, o número de alunos matriculados está organizado por etapa escolar. Já os dados de infraestrutura estão divididos em categorias como alimentação, serviços (água, energia, esgoto e coleta de lixo periódica), dependências (biblioteca, cozinha, quadra de esportes, laboratórios, sala de leitura, etc.), equipamentos (DVD, impressora, retroprojetor, televisão e outros), tecnologia (internet e banda larga) e acessibilidade. 

O site é destinado a secretários de educação e gestores escolares, que a partir de dados da sua cidade, estado ou escola, têm uma visão geral da educação na sua área de atuação com possibilidade de comparação com outras escolas e localidades. 

O portal também atende a sociedade interessada em indicadores educacionais e a imprensa, que usa o QEdu como ferramenta para análise de dados sobre a educação brasileira. Na ferramenta, também são disponibilizadas informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município, estado e país a partir do desempenho dos alunos na Prova Brasil. 

O projeto foi criado pela startup Meritt em parceria com a Fundação Lemann, instituições que acreditam que políticas educacionais devem ser baseadas em evidências e, por isso, construíram o QEdu com o intuito de promover o debate público. A ferramenta auxilia no entendimento do cenário atual da educação brasileira e pode fomentar diferentes abordagens para a melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado no país. 

Para entender o Censo Escolar
O Censo Escolar é um levantamento de estatísticas educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. Feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, trata-se de um levantamento utilizado para auxiliar no diagnóstico, planejamento e na elaboração das políticas públicas educacionais do país.

Os dados do Censo Escolar são públicos e disponibilizados para toda a sociedade, devido à importância e necessidade de que estados, municípios e as próprias escolas conheçam melhor a sua realidade e a do local em que estão inseridos. Todos os níveis de ensino são envolvidos: ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Biblioteca virtual ganha acervo de 688 livros gratuitos

Obras são catalogadas por séries escolares da educação infantil ao ensino fundamental

há 2 anos
Notícias

Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa em 22 de agosto

Consulte a programação, datas e horários, preços dos ingressos, além de transporte para chegar

há 10 anos
Notícias

5 livros de literatura periférica para apresentar aos estudantes

Narrativas de autores que viveram na periferia podem inspirar jovens

há 1 ano

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.