Os governadores da Bahia, do Ceará, de Pernambuco, do Piauí e da Paraíba divulgaram uma carta aberta questionando a metodologia de cálculo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio. Segundo eles, não foram explicitadas na portaria ministerial nº 447, de 24 de maio de 2017, a exclusão, no cálculo, dos estudantes do curso técnico integrado (ensino médio integrado) – também conhecido em algumas redes como escolas de educação profissional. “Modalidade essa que, em alguns estados, responde por mais de 15% da matrícula de toda a rede, representando milhares de estudantes que, sim, participaram do Saeb em suas respectivas escolas, em 2017”, afirma o documento.

A carta ainda critica a falta de menção, na portaria da utilização, dos resultados dos estudantes das escolas com menos de 80% de participação. Por fim, ela informa que a nota técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que determinou essas mudanças, foi publicada somente em 29 de agosto de 2018, data posterior à realização do cálculo, e ainda trouxe inovações não previstas.

“Em resumo, a metodologia adotada é questionável, pois carece de regulamentação e divulgação prévia de critérios; prejudica o caráter censitário da avaliação por desconsiderar o ensino médio integrado à educação profissional; ao não considerar a participação de 80% por escola no cálculo para a rede, desestimula a inclusão de alunos e pode intensificar o risco de seleção (gaming); e apresenta incoerência com o Plano Nacional de Educação (PNE), ao desestimular estados e municípios a garantirem 80% de participação nas avaliações”, destaca o material.

Mais crítica

O ex-presidente do INEP, José Francisco Soares, também criticou o Saeb deste ano. Segundo ele, o governo federal dividiu as notas dos estudantes em três níveis referidos como: insuficiente, básico e adequado. No entanto, as escolhas de pontos de corte que definiram os níveis produziram uma mudança “no diagnóstico da realidade educacional brasileira”.

“Experiências consideradas exemplares até 2015 se tornaram fracassos com a nova metodologia. Por exemplo, a cidade de Sobral, que era considerada exemplo nacional, passou a ter apenas 13,4% dos alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa, ao invés de 79,8 % em 2015”, compara.

Crédito da imagem: LuckyBusiness – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Com PNE como tema, Semana da Ação Mundial atinge aproximadamente 200 mil pessoas

Foram mais de 1.200 atividades realizadas por educadores, estudantes, dirigentes, coletivos e ativistas

há 5 anos
Notícias

Atividade de mobilização pela educação no mundo está com manual 2019 disponível

Semana de Ação Mundial acontece simultaneamente em aproximadamente 100 países em junho

há 5 anos
Notícias

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência pede revogação da Lei do Ensino Médio

Instituição também apoia revisão da BNCC do ensino médio e cumprimento das metas do PNE

há 6 anos
Notícias

Aprovada no Congresso, Lei de Diretrizes Orçamentárias estipula que metas do PNE sejam prioridades em 2019

Documento, contudo, ainda necessita ser sancionado pelo presidente e pode sofrer vetos

há 6 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.