A Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo (SP), sedia a exposição Lívio Abramo até 16 de março de 2017. A mostra reúne 120 obras que permeiam o engajamento do artista com questões políticas, sociais e com o movimento modernista. A entrada é gratuita. 
 
Em quase 70 anos de produção, Livio Abramo (1903-1992) produziu gravuras como sua principal forma de expressão. Há ainda aquarelas, grafites e nanquins, além de matrizes em madeira, linóleo, clichês de metal, croquis, estudos e provas do artista.
 
Na mostra, também é exibido o documentário “Livio Abramo: o profundo mistério dos horizontes inacabados”, com 11 minutos de duração. O filme é uma produção do Instituto Livio Abramo (ILA).
 
A mostra abrange, ainda, obras de artistas contemporâneos de Abramo, entre os quais, José Clemente Orozco, Louise Bourgeois, Rossini Perez, Lasar Segall e  Kathe Kollwitz.
 
Sobre o artista
Autodidata em gravura, Lívio Abramo também foi ilustrador, desenhista e militante político. Nascido em Araraquara, no interior paulista, em 1903, o artista foi influenciado pela fase antropofágica de Tarsila do Amaral. Premiado como o melhor gravador nacional na 2ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1953; deu aulas de xilogravura na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Fundou, com Maria Bonomi, o Estúdio Gravura, em 1960, e foi convidado pelo Itamaraty a integrar, em 1962, uma missão cultural no Paraguai, onde fundou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico daquele país.


Veja também:
 

Talvez Você Também Goste

Notícias

Como ensinar história por meio da Copa do Mundo: 5 fontes essenciais

Registros do torneio de futebol ajudam a analisar contextos políticos, sociais e culturais dentro e fora do Brasil

há 4 dias
Notícias

Copa do Mundo na escola: 3 livros para trabalhar o tema com os alunos

Obras trazem fatos históricos, curiosidades e análises sociais ligadas ao maior torneio de futebol do planeta

há 6 dias
Notícias

Como identificar e prevenir a violência infantil: 5 leituras para professores

Publicações combinam base teórica, orientações práticas e experiências aplicadas com sucesso no país

há 1 mês
Notícias

A escola e o combate à violência contra a mulher: 6 recursos pedagógicos

Alinhada à LDB, lista inclui sequências didáticas, atividades e vídeos para trabalhar o tema com estudantes

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.