Prestes a completar quatro anos, o Plano Nacional de Educação (PNE) teve suas metas avaliadas por uma comissão de pesquisadores. O material foi reunido na publicação “Caderno de debates para a avaliação das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024“. São 20 capítulos, sendo cada um deles dedicado a uma meta diferente do PNE.
“Na reunião da Coordenação Executiva da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2018, foi decidido produzir pequenos textos de avaliação das metas do PNE, visando contribuir com os debates nas conferências municipais, estaduais e livres”, explica o presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), João Ferreira de Oliveira, no sumário do documento.
“Entendemos que o PNE deve ser a referência para que tenhamos políticas de Estado e para que possamos avançar na resolução dos graves problemas que afetam a educação brasileira do ponto de vista do acesso, da permanência, da qualidade e da inclusão e da diversidade social”, acrescenta.