Uma gincana virtual, desenvolvida por pesquisadores da Universidade São Paulo (USP) e lançada no site do Parque CienTec, ensina sobre as dinâmicas climáticas e todas as mudanças na atmosfera terrestre. Voltada para estudantes do ensino fundamental II e ensino médio, a atividade é uma adaptação das trilhas presenciais do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, maior Unidade de Conservação de São Paulo.

O portal traz textos de apoio, que explicam conceitos como a mudança climática global, a composição da atmosfera da Terra, fotossíntese, ciclo de carbono e o fluxo de energia e combustíveis formados por seres vivos. A ideia é mostrar como todos esses conceitos conversam entre si. O material relaciona, por exemplo, a queima de combustíveis fósseis com a emissão de gás carbônico na atmosfera, fenômeno que recrudesce o aquecimento do planeta.

Um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e mais importantes do país, a Mata Atlântica também é tema de um dos tópicos da gincana. Após a leitura dos textos indicados, os participantes seguem para um formulário que irá testar os conhecimentos, ajudando a fixar os aprendizados de maneira didática. Uma pontuação é dada ao final do teste ilustrado.

A gincana foi idealizada para a pandemia de Covid-19, que suspendeu os passeios presenciais, mas continuará no site mesmo com a retomada de atividades. Também é possível fazer um tour virtual pelas trilhas do Parque CienTec, onde há vasto material multimídia e interdisciplinar.

Veja mais:

Game educativo gratuito ensina crianças sobre como se prevenir do coronavírus

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

“Séries violentas como Round 6 precisam ter mediação de adulto”, alerta ONG

Acesso livre a conteúdos nas plataformas de streaming é desafio para pais e professores

há 2 dias
Notícias

Biblioteca virtual ganha acervo de 688 livros gratuitos

Obras são catalogadas por séries escolares da educação infantil ao ensino fundamental

há 2 semanas
Notícias

6 links para entender a dislexia e pensar em intervenções pedagógicas

Curso, vídeos e e-books gratuitos destacam como interagir com aluno disléxico

há 2 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.