“Contar história é unir e envolver pessoas”. A afirmação é de Valdir Cimino, publicitário, presidente e fundador da Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias para crianças e adolescente em hospitais.
Utilizada também na sala de aula, a Contação de História tem sido importante ferramenta de fomento à leitura e de valorização dos livros, focando sempre nas diversas formas que uma história pode ser narrada. Em pacientes, a inciativa tem um foco mais terapêutico, como forma de amenizar o tempo em que ficam internados.
A arte de narrar uma história é um ritual antigo, vem dos povos ancestrais, que utilizavam a ferramenta como forma de fomentarem seus rituais, mitos e cultura. Para Valdir, todas as pessoas possuem talento para contação, mesmo que não tenham essa percepção. “Às vezes, as pessoas acham que não sabem contar histórias, mas não existe esse fator do ‘não sei’. Nesse caso, o que falta é o estímulo”, finaliza.
Valdir Cimino fala sobre Contação de História