A maratona de concursos públicos está aberta e, com ela, a chegada da ansiedade, tensão e outros fatores que podem atrapalhar o exame. O neurologista Leandro Teles ensina algumas dicas para resgatar com eficiência os conceitos aprendidos ao longo de meses de estudo e, com isso, acertar mais questões em uma prova. Confira.

1 – Desacelere na última semana

Tente controlar o grau de cansaço. Para isso, é necessário ter boas noites de sono e diminuir a carga de estudos. Vale priorizar revisões leves e de temas que você tem mais facilidade. “Um cérebro descansado é sempre mais confiável”, garante o neurologista. 

2 – Controle as emoções

Quando na dose certa, a adrenalina e o medo de errar ajudam o cérebro a ter mais motivação e foco. Em contrapartida, o excesso de tensão e a ansiedade aumentam as chances de erros, atrapalham a percepção de detalhes e podem levar aos temidos “brancos”, que são “falhas de evocação de conteúdo já sedimentado”. Contra a ansiedade, cumpra o cronograma de estudos, tenha ciência de que é impossível dominar todo o conteúdo e retire a carga de importância da prova. “Nada de ficar martelando que é o evento mais importante de sua vida, que você não pode falhar”, indica Teles.

3 – Seja confiante 

Evite estudar temas novos ou complexos nos dias que antecedem a prova. “Valorize o que você estudou, não fique pensando naquilo que você não aprendeu”, assinala o médico. Uma dica que traz segurança, motivação e ajuda no controle do tempo é começar a resolução da prova com aquelas temas que você domina. “Não fique fragilizado com questões que você não sabe a resposta. Toda prova tem questões difíceis e imprecisas. Não permita que elas tirem sua estabilidade”, ensina. Assim, deixe as questões complicadas para o final da prova.

4 – Controle o seu tempo 

Calcule o tempo que você precisa para cada questão ou para cada matéria de acordo com seu grau de facilidade ou dificuldade individual. Aproveite e reserve um tempinho para preencher o gabarito com calma. 

5 – Facilite a evocação do conhecimento

Para evocar o conhecimento, o cérebro precisa encontrar a gaveta correta. Como cada parte da prova é um universo particular, evite ficar pulando de uma matéria para outra. Procure encerrar as questões de cada tópico. “Mentalize, por segundos, coisas relacionadas ao tema que você irá adentrar: o rosto dos professores, a capa do livro, a visão dos temas básicos, etc. É um exercício mental que leva o cérebro para o contexto correto e ajuda na evocação do conteúdo específico”, pontua Teles. 

6 – Valorize o insight e sua intuição

“Nem tudo é lembrança consciente ou raciocínio lógico. Nosso cérebro trabalha com impressões por vezes dissociadas de linguagem e de rastro de lembrança. Chamamos isso de intuição ou insight, uma impressão subjetiva e desancorada de que algo está correto ou não”, diz o neurologista. Se não souber resolver uma questão, chute e arrisque baseado na intuição inicial. A chance de acerto é maior. “É muito comum trocar o chute por tentar racionalizá-lo e se arrepender depois”, diz.

7 – Fique de olho na alimentação
Não faça a prova com fome ou com sede. Outro erro é exagerar na alimentação antes da prova, o que lentifica os processos mentais e dá sono. “Durante o exame, tenha em mão algum alimento rápido e um pouco de água. A atividade mental junto com a ansiedade causa um razoável gasto energético”, destaca.

Veja também:
– 6 dicas para se preparar para o próximo ano letivo
– 7 dicas para facilitar a aprendizagem significativa
– 8 dicas para escolher um curso a distância

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Limitação do currículo e políticas mal fundamentadas são ameaças das avaliações em larga escala, defende Unesco

Publicação reforça risco de países focarem na melhora dos números e não em mudanças substanciais

há 4 anos
Notícias

Professores da rede estadual de São Paulo apresentam videoaulas no YouTube

Série “Aulas Fundamentais” trará, periodicamente, educadores de escolas técnicas abordando temas de vestibulares

há 5 anos
Notícias

ENEM: conheça 8 sites para estudar em casa

Prepare-se para o exame do ensino médio com dicas de redação, simulados e planos de estudo

há 9 anos
Notícias

Inscrições para o Enem pela internet terminam em 5 de junho

Edição 2015 conta com novidades nos pedidos de isenção e no fechamento dos portões

há 9 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.