Acontece de forma inadequada a aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na remuneração dos professores, de acordo com relatório divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU), nesta quarta-feira (31/07). Em 33% dos entes da federação fiscalizados, não chega a 60% o valor dos recursos do Fundeb destinados ao salário dos docentes. O relatório inclui dados sobre 120 municípios e quatro estados – Alagoas, Pará, Pernambuco e Piauí.

“A Lei nº 11.494/2007 determina que os recursos do Fundeb devam ser empregados exclusivamente em ações de manutenção e de desenvolvimento da educação básica pública, particularmente na valorização do magistério, com aplicação de parcela mínima de 60% do fundo”, lembra o documento da CGU. Ainda, segundo o relatório, em cinco das unidades fiscalizadas ocorreram pagamentos com mais de 30 dias de atraso.
 
Ainda segundo o relatório, em quase 60% dos casos – 73 unidades –, houve registro de despesas incompatíveis com a finalidade do fundo. Um dos exemplos apontados foi o endereço falso de uma empresa de transporte escolar contratada com o fundo.
 
Também, 49 unidades (41%) incorreram em falhas como montagem, direcionamento e simulação de processos licitatórios, e em 52 das analisadas (42%), foram efetuados pagamentos em desconformidade com a legislação. A apuração ainda apontou a realização de despesas com preços acima da média de mercado em 12 unidades. “Dessa forma, pode-se concluir que as unidades executoras não estão observando a legislação quanto aos procedimentos relativos às contratações realizadas”, aponta texto do documento.
 
Criado em 2006, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), o fundo recebe verbas federais e de estados e municípios, que devem ser usadas no pagamento de docentes e em despesas com manutenção e desenvolvimento da educação básica. O Fundeb envolve, atualmente, recursos da ordem de mais de R$ 100 bilhões anuais.
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Veja 8 livros para compreender as políticas educacionais brasileiras

Conhecimento sobre o tema ajuda a entender a realidade escolar e capacita o professor para concursos

há 1 semana
Notícias

Veja 5 planos de aula para abordar educação ambiental

Roteiros voltados ao ensino fundamental podem ser aplicados separadamente ou em conjunto dentro de um projeto

há 1 semana
Notícias

Confira 8 livros para aproximar a física da realidade dos alunos

Obras ajudam a explicar conceitos de forma didática e sugerem experimentos aplicáveis na realidade escolar

há 2 semanas
Notícias

Conheça 9 podcasts sobre os livros da Fuvest 2025

Cada episódio analisa uma obra indicada na lista de leituras obrigatórias

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.