Em 26 de abril de 2016, completou 30 anos do maior desastre nuclear da história. Em 1986, na então República Socialista Soviética Ucraniana, a enorme explosão da usina nuclear de Chernobyl desencadeou um gigantesco incêndio e o lançamento de grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera. O desastre foi classificado com o nível máximo na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. Ainda hoje, são sentidas as consequências desse terrível acidente. Confira a seguir sete links selecionados pelo NET Educação para entender melhor o ocorrido.

A emissora britânica BBC fez uma matéria especial chamada “Chernobyl’s Legacy”, com uma série de vídeos, fotos e entrevistas com sobreviventes. Muito bem apurada, a reportagem permite uma visão geral sobre o desastre, medidas tomadas pelas autoridades locais na época e quais são as perspectivas daqui para frente. O material está em inglês.
 
A BBC Brasil também organizou um especial sobre o maior desastre nuclear da história. O fotógrafo polonês, Jerzy Wierzbicki, acompanhado de dois antigos empregados da usina, documentou o que viu, conversou com sobreviventes e sob um olhar singular e tocante, conta um pouco da história por trás da história.
 
A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), além de apresentar diversos artigos e estudos sobre o desastre nuclear, elaborou também um FAQ (Frequently Asked Questions) sobre o tema. O material está em inglês.
 
Com fotos atuais e em alta definição, o site The Chernobyl Gallery organizou uma galeria de imagens surpreendente 30 anos após o desastre de Chernobyl.
 
A International Atomic Energy Agency (AIEA) disponibilizou na web um relatório elaborado pela IEA sobre as consequências ambientais do desastre de Chernobyl 20 anos após o ocorrido.
 
A cidade de Pripyat, conhecida, antes do desastre nuclear, por “Cidade do Futuro” foi palco para o vídeo-documentário “Pripyat: City of the Future”. Com 10 minutos de duração, mescla imagens de arquivo e filmagem do antes e depois do desastre em Chernobyl.
 
A Associação Nuclear Mundial elaborou um especial sobre o desastre. Ilustrado com mapas, plantas da usina nuclear, infográficos e fotos, a matéria permite ao leitor um panorama geral do ocorrido e das suas consequências.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.