Conteúdos

Este roteiro trata das rochas e suas formações. As rochas são materiais que compõem a crosta terrestre e podem ser classificadas em três tipos principais: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

As rochas magmáticas formam-se a partir do resfriamento do magma, enquanto as sedimentares resultam da deposição e solidificação de sedimentos.

Já as rochas metamórficas originam-se da transformação de outras rochas, devido à pressão e temperatura. Cada tipo de rocha possui características únicas e pode ser utilizado em diversas aplicações, como na construção civil e na indústria.

Objetivos

  • Identificar os três principais tipos de rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) e compreender suas características distintas.
  • Reconhecer os processos de formação de cada tipo de rocha, incluindo o resfriamento do magma, a deposição de sedimentos e o metamorfismo.
  • Descrever exemplos de rochas correspondentes a cada tipo, destacando suas propriedades e usos na vida cotidiana.
  • Compreender a importância das rochas na geodiversidade e na formação do relevo terrestre.
  • Relacionar os tipos de rochas com eventos geológicos e fenômenos naturais, como vulcanismo, erosão e metamorfismo, para entender sua influência no ambiente terrestre.

 Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Identificação e classificação das rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas).
  • Processos geológicos de formação das rochas (resfriamento do magma, deposição de sedimentos e metamorfismo).
  • Características e usos das rochas em diversos contextos (construção civil, indústria etc.).
  • Importância das rochas na geodiversidade e na formação do relevo terrestre.
  • Relação entre os tipos de rochas e os eventos geológicos/fenômenos naturais (vulcanismo, erosão, metamorfismo), na dinâmica terrestre.

Palavras-chave

Tipos de rochas, ciclo das rochas, rochas, magmáticas, vulcânicas, sedimentares, metamórficas, geologia.

Proposta de estudos 

Em primeiro lugar, faz-se necessário entender: por qual razão você dedicaria seu precioso tempo estudando esse assunto? Imagine que as rochas são como peças de um grande quebra-cabeça que conta a história da Terra. Cada tipo de rocha é como uma peça única desse quebra-cabeça, e estudá-las nos ajuda a entender como nosso planeta se formou e mudou ao longo do tempo.

Ao aprender sobre as rochas, você vai descobrir como as montanhas se formam, como os vulcões funcionam e até mesmo como surgem as praias. Além disso, entender as rochas nos ajuda a compreender os processos naturais que acontecem ao nosso redor, como as chuvas que desgastam as montanhas e a formação de cavernas com o passar do tempo.

Então, estudar as rochas não é apenas sobre memorizar nomes estranhos, mas sim sobre desvendar os segredos da Terra e aprender sobre o mundo incrível em que vivemos. É como desvendar um mistério emocionante e entender melhor o nosso planeta.

O ciclo das rochas descreve os processos pelos quais os diferentes tipos de rochas são formados, transformados e, eventualmente, reciclados ao longo do tempo geológico. Esse ciclo é composto por três etapas principais: formação das rochas magmáticas por meio do resfriamento e da solidificação do magma; transformação das rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas em rochas sedimentares, devido à erosão, ao transporte e à deposição de sedimentos; e metamorfismo, no qual as rochas sofrem alterações na sua estrutura devido à pressão e às temperaturas elevadas.

Imagine que o ciclo das rochas seja como a transformação de ingredientes em uma receita de bolo. Primeiro, você prepara a massa (rochas magmáticas), misturando todos os ingredientes (magma), e depois assa no forno (resfriamento e solidificação).

Em seguida, você quebra o bolo em pedaços (erosão) e os deposita em camadas (sedimentação), para formar um novo bolo (rochas sedimentares). Se esse bolo for aquecido novamente (pressão e temperatura), ele pode se transformar em uma sobremesa totalmente diferente, como um crumble de frutas (rochas metamórficas). Essa analogia simples mostra como os ingredientes (magma, sedimentos) são transformados em diferentes produtos finais (rochas), ao longo do ciclo das rochas, assim como acontece na preparação de uma receita.

As rochas magmáticas são formadas a partir do resfriamento do magma, podendo ser intrusivas (plutônicas), quando se solidificam em profundidade, ou extrusivas (vulcânicas), quando se solidificam na superfície. As rochas sedimentares surgem da compactação e cimentação de sedimentos acumulados ao longo do tempo, enquanto as rochas metamórficas são resultado da transformação de rochas preexistentes pela ação de pressão e temperatura.

Esses diferentes tipos de rochas possuem características distintas e são encontrados em diversos ambientes geológicos. As rochas desempenham papéis fundamentais na compreensão da história da Terra, na formação do relevo terrestre e na disponibilidade de recursos naturais, influenciando diretamente a vida humana e os ecossistemas.

1ª Etapa: Conhecendo o assunto

Leia o texto a seguir:

O ciclo das rochas descreve o processo contínuo de formação, alteração, destruição e reciclagem das rochas na crosta terrestre. Ele envolve três etapas principais: formação das rochas ígneas, transformação das rochas ígneas em sedimentares e metamórficas, e transformação das rochas metamórficas em ígneas. Esse ciclo é impulsionado por processos geológicos, como o intemperismo, a erosão, a sedimentação, o metamorfismo e a fusão.

Por outro lado, os tipos de rochas referem-se às diferentes categorias em que as rochas podem ser classificadas de acordo com sua origem, composição química, estrutura e processo de formação. Os principais tipos de rochas são: rochas ígneas (ou magmáticas), formadas a partir do resfriamento e da solidificação do magma; rochas sedimentares, originadas da deposição e da compactação de sedimentos; e rochas metamórficas, que surgem da transformação de outras rochas, por meio de pressão e temperatura intensas.

O ciclo das rochas é um processo contínuo e interligado que envolve a formação, a transformação e a reciclagem das rochas na superfície da Terra. Esse ciclo é composto por três etapas principais: rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Formação das rochas magmáticas (ígneas):

O ciclo começa com as rochas magmáticas, que se originam do resfriamento e da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Esse processo pode ocorrer tanto abaixo da superfície da Terra, formando rochas intrusivas, quanto na superfície, formando rochas extrusivas. As rochas intrusivas são caracterizadas por cristais grandes, enquanto as rochas extrusivas têm cristais menores, devido ao rápido resfriamento.

Formação das rochas sedimentares:

A próxima etapa envolve a formação das rochas sedimentares, que surgem da deposição e da compactação de sedimentos provenientes da erosão de outras rochas. Esses sedimentos são transportados por agentes como a água, o vento e o gelo, e se acumulam em camadas ao longo do tempo. Com a pressão e o tempo, esses sedimentos são compactados e cimentados, formando novas rochas sedimentares.

Formação das rochas metamórficas:

Por fim, as rochas metamórficas se formam a partir da transformação de rochas preexistentes – magmáticas, sedimentares ou metamórficas – devido à alta pressão, temperatura e atividade química. Esse processo, chamado de metamorfismo, ocorre no interior da crosta terrestre e resulta em rochas com novas características mineralógicas e texturais, mas sem fundir completamente.

Após a formação, as rochas podem continuar seu ciclo passando por novas transformações. As rochas metamórficas podem derreter e formar magma novamente, reiniciando o ciclo, ou podem ser expostas à superfície e sofrer erosão, iniciando um novo ciclo sedimentar. Esse ciclo das rochas é fundamental para entender a dinâmica e a história da Terra ao longo do tempo geológico.

Perguntas que resumem o que foi lido:

1)  Qual processo geológico está associado à formação das rochas sedimentares?

a) Metamorfismo
b) Derretimento
c) Intemperismo
d) Fusão

2) Qual é o processo pelo qual as rochas sedimentares são formadas?

a) Fusão
b) Cristalização
c) Meteorização
d) Metamorfismo

3) Qual é o principal processo responsável pela formação das rochas sedimentares?

a) Cristalização do magma
b) Erosão e deposição de sedimentos
c) Fusão do magma
d) Transformação por pressão e temperatura

Gabarito:

1 – c) Intemperismo.

2 – c) Meteorização.

3 – b) Erosão e deposição de sedimentos.

2ª Etapa: Para memorizar e resumir

Veja o vídeo a seguir, uma maneira legal de memorizar e resumir a matéria.

O Ciclo das Rochas e os Três Tipos de Rochas

Acesso em: 23 de março de 2024.

3ª Etapa: Notícias

Veja algumas notícias a respeito do assunto:

1) História e cultura em rochas, uma viagem pela geologia do litoral norte paulista – Jornal da USP

 Acesso em: 23 de março de 2024.

2) As incríveis rochas coletadas em Marte por missão da Nasa – BBC News Brasil

Acesso em: 23 de março de 2024.

3) Rochas de plástico? Conheça o novo tipo de formação geológica descoberto em ilha brasileira – Exame

Acesso em: 23 de março de 2024.

4ª Etapa: Construa um mapa mental do conteúdo que você aprendeu até aqui

Desenvolver um mapa mental sobre o ciclo das rochas e os tipos de rochas pode ser uma excelente maneira de organizar e visualizar as informações de forma clara e concisa. Aqui está uma orientação para criar esse mapa mental:

Tema central: no centro do mapa mental, coloque o tema principal: “Ciclo das rochas e tipos de rochas”.

  • Ramos principais: divida o mapa em três ramos principais, cada um representando um tipo de rocha: ígneas, sedimentares e metamórficas.
  • Rochas ígneas: no ramo das rochas ígneas, destaque as características principais e o processo de formação. Inclua subcategorias para rochas ígneas extrusivas e intrusivas, com exemplos de cada uma.
  • Rochas sedimentares: no ramo das rochas sedimentares, explique como elas se formam a partir da deposição e compactação de sedimentos. Divida em rochas sedimentares clásticas, químicas e orgânicas, destacando características e exemplos de cada tipo.
  • Rochas metamórficas: no ramo das rochas metamórficas, explique como elas se formam a partir da transformação de outras rochas, por pressão e temperatura elevadas. Inclua exemplos de rochas metamórficas comuns e suas características.
  • Conexões e relações: use linhas ou setas para conectar os diferentes ramos e destacar as relações entre os tipos de rochas. Por exemplo, como as rochas sedimentares podem se transformar em metamórficas e vice-versa.
  • Elementos visuais: Utilize cores, ícones e imagens para tornar o mapa mental mais visual e fácil de entender. Por exemplo, cores diferentes para cada tipo de rocha, ícones representando processos geológicos e imagens de exemplos de rochas.

Certifique-se de usar cores, ícones e ramificações para tornar o mapa mental visualmente atrativo e fácil de entender.

5ª Etapa: Exercícios de fixação

1) “As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700°C a 1200°C, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (por exemplo: ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre”.

Adaptado de igc.usp.br

Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima:

a) Rochas sedimentares

b) Rochas metamórficas

c) Rochas ígneas

d) Rochas basálticas

e) Cadeias de montanhas.

2) O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas rochas metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:

a) acontece próximo à crosta terrestre.

b) é oriundo exclusivamente de regiões oceânicas.

c) só atua em rochas magmáticas.

d) só pode ocorrer após o processo de sedimentação das rochas.

e) ocorre somente em locais de alta pressão e com temperaturas elevadas.

3) Observe a imagem abaixo:

rochas-fóssil
                               Crédito: Brasil Escola

Os fósseis, a exemplo da imagem acima, costumam se formar apenas em um tipo específico de estrutura rochosa em virtude de suas características de formação. Os tipos de rochas que permitem a fossilização são:

a) As metamórficas, pois o metamorfismo dos solos permite a conservação da estrutura dos elementos orgânicos.

b) As sedimentares, pois o transporte de sedimentos pelos agentes exógenos permite o soterramento dos restos orgânicos, iniciando assim o processo de fossilização.

c) As magmáticas, pois apenas em condições elevadas de pressão interna, causadas pelo “afundamento” dos fósseis ao longo de milhares de anos, é possível a sua formação.

d) As ígneas, pois elas são o único tipo de rocha que apresenta uma estrutura maleável para a formação de fósseis.

Gabarito:

1) Também chamadas de rochas magmáticas, as rochas ígneas caracterizam-se por serem formadas a partir da cristalização do magma gerado no núcleo da Terra e pela riqueza em minerais.

Letra C.

2) O metamorfismo só ocorre no interior da Terra, em zonas muito profundas que apresentam elevadas temperaturas e alta pressão interna. Esse processo provoca transformações químicas e minerais em rochas preexistentes e costuma conservar a composição original dessas rochas, que podem ser de qualquer tipo.

Letra E.

3) Somente por meio do processo de sedimentação é possível a formação dos fósseis que, ao serem soterrados pela deposição de sedimentos, passam – ao longo de milhares de anos – pelos processos de diagênese, compactação e cimentação, que só ocorrem em rochas sedimentares em função do fato de estas serem formadas a partir da decomposição do solo e de outras formações rochosas.

Letra B.

Crédito: Brasil Escola.

Acesso em: 23 de março de 2024.

Roteiro de estudos elaborado pelo professor Rhaian de Souza.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Tuul & Bruno Morandi – Getty Images

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.