Conteúdos

Será abordado neste plano de aula, sob a perspectiva do filme “A era do gelo”, o tema “deslocamento populacional”. A proposta é discutir temas como: êxodo rural e urbano, migração e emigração e, finalmente, a transumância, com uma reflexão sobre os possíveis motivos para o deslocamento populacional.

● Deslocamentos Populacionais;
● Razões para o deslocamento populacional; e
● Reflexão e debate.

Objetivos

● Compreender conceitos relacionados ao deslocamento populacional;
● Entender os vários tipos de deslocamento populacional; e
● Refletir sobre os possíveis motivos para o deslocamento populacional.

Ensine também:

Atuação dos blocos econômicos

O que são as organizações internacionais?

Palavras-chave:

Geografia. Deslocamentos populacionais. Êxodo rural. Êxodo urbano. Migração. Emigração. Transumância.

Ano:

● 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min./aula).

Proposta de trabalho:

Ao longo deste plano de aula, serão trazidas algumas das causas do deslocamento populacional, dentre elas: êxodo rural e urbano, migração e emigração e, finalmente, a transumância, demonstrando que pode haver vários motivos para um deslocamento populacional. Em seguida, propõe-se uma reflexão, acompanhada de um debate para ser realizado em sala de aula. Ao final, há uma lista de materiais relacionados , que têm o objetivo de auxiliar o professor na aplicação do conteúdo e no desenvolvimento das propostas.

1ª Etapa: Deslocamentos populacionais

Tendo como ponto de partida o filme “A era do gelo”, faça um levantamento das hipóteses de seus alunos sobre os deslocamentos populacionais, permitindo que eles falem sobre o que sabem e discutam entre si, de forma que, conjuntamente, consigam chegar a conclusões que pareçam coerentes para o grupo.

Você pode mediar esse debate fazendo algumas perguntas, tais como:
● Qual o motivo do deslocamento observado no filme?
● Vocês acham que, assim como os animais, os seres humanos se deslocam (ou se deslocaram) entre territórios?
● Os deslocamentos populacionais são sempre temporários, ou podem ser perenes?
● Vocês acham que os deslocamentos populacionais ocorrem por opção ou por necessidade?
● Quais são os motivos que vocês acreditam que podem levar ao deslocamento populacional?

Anote na lousa os pontos levantados pelos alunos para que, ao final, vocês retornem a eles e pensem juntos a respeito.

Depois dessa discussão inicial, oriente os seus alunos para que, individualmente ou em grupos, busquem em fontes confiáveis as respostas para as perguntas levantadas. Você pode aproveitar este momento para orientá-los sobre como fazer uma pesquisa e como checar as informações encontradas, para ter certeza de que estão corretas. Você pode deixá-los totalmente livres ou direcionar parcialmente o trabalho, fornecendo alguns dos materiais listados no tópico “materiais relacionados”.

Ao final, convide-os para compartilhar com a turma as informações que encontraram e, conjuntamente, verifiquem se as hipóteses levantadas inicialmente ficam mantidas ou se o grupo mudou sua opinião sobre algum dos pontos, após as pesquisas realizadas.

2ª Etapa: Razões para o deslocamento populacional

Neste segundo momento é importante que os alunos tragam suas hipóteses sobre as possíveis razões para o deslocamento populacional.

Você pode auxiliar fazendo algumas perguntas, tais como:
● O que vocês acham que é êxodo?
● Qual a diferença entre êxodo rural e êxodo urbano?
● O que vocês acham que é migração?
● O que vocês acham que é emigração?
● O que vocês acham que é transumância?

Depois desse levantamento inicial, proponha que a turma se divida em grupos e que cada grupo fique com um dos assuntos abaixo para analisar:
● êxodo rural;
● êxodo urbano;
● migração;
● emigração; e
● transumância.

Essas informações devem ser apresentadas à turma, com a utilização do material de apoio que cada grupo escolher (cartazes, slides etc).

3ª Etapa: Reflexão e debate

Ao final das apresentações, proponha que cada aluno exponha para a turma aspectos que chamaram a sua atenção sobre os assuntos estudados e fomente o debate, tomando sempre o cuidado de garantir que pontos de vista distintos tenham o seu espaço mas, principalmente, que todas as visões sejam respeitadas.

Caso seja necessário, sugira alguns temas para discussão, tais como os deslocamentos populacionais de povos oriundos da África para os países da Europa, notadamente a partir de 2017, ou o deslocamento em massa do povo ucraniano para regiões diversas, em razão da invasão russa ocorrida no ano de 2022, por exemplo.

Plano de aula elaborado pela Professora Sheila Agda Ribeiro da Silva
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

Deslocamento populacional
Acesso em: 13 de abril de 2022.

Deslocamentos populacionais
Acesso em: 13 de abril de 2022.

Movimentos migratórios e estrutura populacional
Acesso em: 13 de abril de 2022.

Êxodo rural
Acesso em: 13 de abril de 2022.

Êxodo urbano: o maior fenômeno global
Acesso em: 13 de abril de 2022.

Migração, imigração ou emigração
Acesso em: 13 de abril de 2022.

O que é migração?
Acesso em: 13 de abril de 2022.

Emigração e imigração
Acesso em: 13 de abril de 2022.

O que é migração de transumância?
Acesso em: 13 de abril de 2022.

Tipos de migração
Acesso em: 13 de abril de 2022.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.