Conteúdos

Este plano de aula sugere o ensino de geometria utilizando o aplicativo Winplot, sendo direcionado aos anos finais do ensino fundamental. Winplot é muito apreciado em contextos educativos por ser gratuito e oferecer um conjunto de funcionalidades que podem dar suporte ao ensino e a aprendizagem da matemática.

Objetivos

  • Compreender conceitos de geometria e a sua utilização;
  • Aplicar os conceitos e resolver problemas; e
  • Conhecer o aplicativo Winplot.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Conceitos de geometria; e
  • Utilização do aplicativo Winplot.

Palavras-chave:

Aplicativo. Matemática. Utilidade matemática. Geometria.

Previsão para aplicação:

2 aulas de 50 minutos cada.

Proposta de trabalho:

O Winplot é um software gratuito de criação de gráficos matemáticos, desenvolvido por Rick Parris. Este programa é amplamente utilizado em ambientes educacionais, especialmente em escolas e universidades, devido à sua simplicidade e eficiência em plotar gráficos de funções matemáticas, tanto em duas como em três dimensões. A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma para identificar os conhecimentos prévios relacionados ao tema (geometria), começando com uma conversa relacionada ao espaço em que se encontram.

Peça para os alunos observarem o local e apontarem características das dimensões e objetos que estão no local. Por exemplo: cada lado da sala (ou espaço) tem uma medida, que pode ser mensurada em centímetros ou metros. Depois, dê exemplos de quanto pode medir cada lado e, pensando nos objetos, verifiquem que, além do tamanho, cada um tem um peso, densidade, volume, espessura e força. Façam uma reflexão acerca do fato de que tudo é calculado e medido, inclusive um simples espaço.

Explique que, com o avanço das tecnologias e as informações cada vez mais presentes e fixadas para conhecimento, temos à nossa disposição as fórmulas para medir todos os conceitos, bastando somente imputar as informações necessárias para calcular ou medir o que se pede.

Além das informações, também podemos montar soluções com noções de desenhos geométricos, estudando suas características e funcionalidades para tornar um projeto mais sustentável e inteligente.

Depois disso, siga os passos sugeridos nas etapas descritas abaixo.

1ª Etapa: Conceitos geométricos

Incentive os alunos a compartilharem suas hipóteses, construindo um mapa conceitual na lousa.

Apresente informações sobre o mapa conceitual que será desenhado, questionando os reais motivos das hipóteses apresentadas. Por exemplo:

  • Lados
  • Ângulos
  • Área, perímetro e volume
  • Massa, peso e força
  • Espaço

Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais que tratem dos assuntos relacionados à geometria.

Nas próximas etapas, sugerimos algumas atividades relacionadas, com sugestões de explicações apropriadas aos alunos:

Winplot é um programa gratuito e pode ser encontrado facilmente

para download nos sites de buscas.

2ª Etapa: Atividade

Peça aos alunos que montem em seus cadernos um plano cartesiano – explique e demonstre na lousa o conceito de plano cartesiano.

Com as anotações na lousa explicando os conceitos principais – área, perímetro, volume e cálculo de ângulos –, expresse cada fórmula com sua função.

Apresente o aplicativo como uma ferramenta de consulta e abordagem mais clara para soluções do dia a dia. Fale dessa possibilidade e da utilização em diversas áreas profissionais.

A ideia é levar o aluno a uma reflexão acerca de planejamento, construção e acompanhamento do seu trabalho em sala de aula.

3ª Etapa: Exercícios com correção realizada por pares

Com o plano cartesiano em construção, organize a turma em duplas ou grupos pequenos para a realização das propostas listadas abaixo. Depois, faça a mediação para que os grupos troquem materiais, seguindo com a correção por pares.

1) Construção de triângulos:

Peça aos alunos para construírem um triângulo com lados de comprimentos específicos – por exemplo, 5 cm, 7 cm e 8 cm.

Eles podem usar as ferramentas de linha e medida do Winplot para desenhar e verificar as medidas.

2) Explorando ângulos:

Desafie os alunos a desenhar um par de ângulos complementares – cuja soma é 90 graus – e um par de ângulos suplementares – cuja soma é 180 graus.

Eles podem usar as ferramentas de desenho de ângulo e medição do Winplot para criar e verificar as medidas.

3) Construção de quadriláteros:

Peça aos alunos para construírem um quadrado e um retângulo com comprimentos específicos dos lados.

Eles podem usar as ferramentas de linha e medida do Winplot para desenhar os lados e verificar se as medidas correspondem às especificações.

Esses exercícios podem ajudar os alunos a praticarem a utilização do Winplot para explorar conceitos de geometria plana de uma maneira interativa e visualmente estimulante.

4ª Etapa: Para validar

Discuta com a turma exemplos de situações cotidianas em que esse conhecimento tenha relevância como, por exemplo, para projetos de construção.

Por último, discuta de forma coletiva, reproduza uma resolução na lousa e mostre no aplicativo Winplot, debatendo com a turma os caminhos possíveis para planejar e fazer projetos de construção de espaços ou objetos.

5ª Etapa: O projeto de construção com geometria

Após a realização dos exercícios, proponha uma atividade de acompanhamento durante o mês de estudo do conteúdo. Os alunos deverão realizar um projeto na construção de um espaço ou produto/objeto, com a intenção de trazer uma solução social. Eles deverão pesquisar sobre espaços sociais e seus impactos, trazendo informações de dados demográficos, por exemplo. Deixe que eles pensem quais dados serão necessários.

Dê alguns exemplos, como a construção de um parque numa determinada região ou uma biblioteca. Pensando no produto, traga impressos os modelos iniciais de um computador, desde a sua primeira projeção até os dias de hoje.

Leia em conjunto o artigo abaixo:

“A palavra ‘computador’ vem do verbo ‘computar’ que, por sua vez, significa ‘calcular’. Sendo assim, podemos pensar que a criação de computadores começa na idade antiga, já que a relação de contar já intrigava os homens.

Dessa forma, uma das primeiras máquinas de computar foi o ábaco, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C.

Assim, ele é considerado o ‘primeiro computador’, uma espécie de calculadora que realizava operações algébricas.

No século XVII, o matemático escocês John Napier foi um dos responsáveis pela invenção da régua de cálculo. Trata-se do primeiro instrumento analógico de contagem capaz de efetuar cálculos logaritmos. Essa invenção foi considerada a mãe das calculadoras modernas.

Por volta de 1640, o matemático francês Pascal inventou a primeira máquina de calcular automática. Essa máquina foi sendo aperfeiçoada nas décadas seguintes até chegar no conceito que conhecemos hoje.

A primeira calculadora de bolso capaz de efetuar os quatro principais cálculos matemáticos foi criada por Gottfried Wilhelm Leibniz.

Esse matemático alemão desenvolveu o primeiro sistema de numeração binário moderno que ficou conhecido como ‘Roda de Leibniz’.”

Crédito: Toda Matéria

Peça aos alunos que anotem o máximo que puderem.

O objeto ou espaço construído deve ser detalhado com os conceitos trabalhados e suas justificativas para aplicação. Eles devem pensar acerca do objetivo da construção e da utilização sustentável do que projetaram. Avalie conforme o interesse no aprofundamento dos dados que trouxerem. Pense no direcionamento e não em algo concreto para dizer se está certo ou errado, mas o que de fato pode ser utilizado.

Bom trabalho!

Materiais Relacionados

Funções com o Winplot – UFSM

Introdução Winplot – Unesp

Usando o Winplot – UFPB

Plano de aula elaborado pela professora Mariana Oliveira.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: rawpixel.com – Freepik

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