Conteúdos

Vocabulário sobre multiculturalismo.
Leitura e interpretação da letra da música.
Leitura de biografia.
Reconhecimento de ações habituais no passado com USED TO.

Objetivos

– Ler e interpretar a letra da música Viva La Vida.

– Ler a biografia do grupo Coldplay.

– Conhecer novo vocabulário.

– Debater o tema ‘multiculturalismo’ e tolerância.

– Reconhecer o USED TO para ações habituais no passado.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais". Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula disponível para download. 

1ª Etapa: Início de Conversa

A música Viva La Vida dá margem para várias discussões; entre elas a suposição que todo o poder corrompe. O narrador expõe seu sofrimento por ter se transformado e perdido o mundo que possuía. Existe também o fato do sucesso ter sido construído em bases não sólidas, em ‘pilares de sal e areia’, confiando apenas em seu próprio poder. Estes temas fazem de Viva La Vida uma canção bastante interessante para uma discussão sobre os valores da sociedade atual; assim como da real motivação para guerras e revoluções.

2ª Etapa: A biografia do Coldplay

Proponha que os alunos façam em duplas a atividade 1. Faça a correção coletiva. Pergunte se os alunos conhecem outras informações sobre o grupo; tal como alguma outra música de sucesso ou sobre a participação deles no Rock in Rio. Acrescente alguma informação que você considerar relevante. (Obs.: A correção da atividade 1 é: 1-formed; 2-joined; 3-changed; 4-renamed; 5-followed; 6-produced; 7-released; 8-sold; 9-performed)

3ª Etapa: Vocabulário

Distribua a folha de atividades para cada aluno e peça que completem a atividade 1 enquanto escutam a música. Faça a correção coletiva. Proponha que façam a atividade 2 e 3 em duplas e faça a correção coletiva. Após a correção, toque a música novamente.

4ª Etapa: Used to

Solicite que façam a atividade 3 em duplas. Faça a correção coletiva. Aproveite para fazer uma revisão sobre o USED TO. Se for possível, e você desejar, apresente algum exercício do site http://www.english4all.pro.br/Crescer2usedto.htm que pode ser feito coletivamente, se for projetado na sala de aula. Em seguida, mostre a eles ou apenas comente a questão da prova do ENEM sobre esta música que se encontra em Para organizar o seu trabalho e saber mais. Geralmente, após fazer as atividades acima, os alunos têm facilidade em responder a questão do exame.

5ª Etapa: O vídeo clipe

Separe a classe em grupos de 4 alunos, mostre o vídeo clipe e pergunte como ele se aproxima ou apresenta o tema ou os temas da música. Provavelmente, os alunos responderão que é a história de um rei que perde seu reinado e a fama que vinha com o poder. Peça que utilizem esta imagem como metáfora e que a transportem para a sociedade atual. Para corrigir, todos os grupos apresentam e justificam suas respostas. Dependendo do nível de seus alunos, esta atividade pode ser feita em inglês. Finalmente, peça que expliquem o título da música e faça a correção coletiva.

Materiais Relacionados

1. Leia a biografia do grupo Coldplay.

2. Assista ao vídeo clipe da música Viva La Vida.

3. Veja a tela de Frida Khalo que inspirou o título da música.

4. Leia Informações sobre a música:

Link 1

Link 2

5. Veja a letra da música Viva La Vida.

6. Veja a explicação e os exercícios sobre USED TO.

7. Veja a questão 91 do ENEM 2010.

Prepare com antecedência cópias da canção, das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas.

Arquivos anexados

  1. Viva La Vida: Coldplay

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.