Conteúdos

O objetivo desta sequência é que os estudantes possam investigar as projeções ortogonais de retas, pontos e figuras geométricas no plano, usando materiais manipuláveis para consolidar as aprendizagens.

Objetivos

  • Verificar a projeção ortogonal de retas e pontos em um plano.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Projeção ortogonal de retas;
  • Projeção ortogonal de pontos; e
  • Projeção ortogonal de figuras planas.

Palavras-chave:

Vistas ortogonais. Projeção ortogonal.

Previsão para aplicação:

3 aulas de 50 minutos/cada.

Proposta de trabalho:

Faça uma primeira conversa com os estudantes sobre as situações em que eles se deparam com sombras e quais características eles podem observar. Em seguida, siga os passos a seguir para a aula.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Projeções ortogonais – introdução

Distribua os alunos em duplas, de modo que possam trabalhar coletivamente. Em seguida, apresente o vídeo

A sombra que não imita o objeto!

Acesso em: 29 de novembro de 2023.

Posteriormente, discuta com a turma sobre as sombras, perguntando se já repararam na sua posição de acordo com o Sol. Diga aos estudantes que, ao longo desta aula, trabalharão com as projeções ortogonais, começando com o básico.

Distribua aos estudantes alguns canudos e uma folha de sulfite. Em seguida, solicite que eles apoiem o canudo, primeiro na posição relativa à reta paralela e em seguida na posição de uma reta perpendicular, para então contorná-las.

Converse com os estudantes sobre os desenhos e o que eles poderiam representar, correlacionando com o vídeo. Explique, por fim, que no próximo encontro eles farão a atividade usando uma lanterna.

2ª Etapa: Projetando sombras de pontos e retas

Distribua novamente os estudantes em duplas, aproveitando para retomar as conclusões da aula anterior.

Em seguida, entregue a cada uma das duplas uma lanterna, juntamente com os canudos. Oriente que, usando a mesma folha em que fizeram o contorno dos canudos na aula anterior, os alunos posicionem a lanterna como se fosse o Sol a pino e peça que verifiquem se o contorno e a sombra coincidem. Promova uma discussão sobre a atividade, pedindo que, ao final, os estudantes façam um resumo de suas descobertas, para então apresentar a definição de projeção ortogonal:

A projeção ortogonal é a representação de um objeto em um plano quando as linhas visuais são perpendiculares a este plano.

Observe:

  • A projeção de um ponto sobre o plano é sempre um ponto.

vistas-ortigonais-1

  • A projeção ortogonal de um segmento de reta paralela ao plano será o segmento de reta, e suas extremidades serão as projeções de suas extremidades no plano.

vistas-ortigonais-2

  • Se a reta for perpendicular ao plano, sua projeção será apenas um ponto.

vistas-ortogonais-3

3ª Etapa: Projetando figuras geométricas

Comece a aula discutindo com os estudantes as aprendizagens da aula anterior e pergunte a eles quais seriam as projeções de uma reta e um ponto sobre o plano, para então instigá-los com a seguinte pergunta:

E se quiséssemos projetar figuras geométricas planas no plano? Como proceder?

Após as discussões, distribua palitos de churrasco e massinha para os estudantes, propondo que montem polígonos de diferentes tamanhos. O vídeo abaixo mostra um passo a passo da montagem dos polígonos:

Sólidos Geométricos

Acesso em: 29 de novembro de 2023.

Peça para que os alunos, usando a lanterna, façam as projeções no papel sulfite e registrem suas descobertas. Em seguida, proponha uma discussão coletiva, relacionando a projeção ortogonal de figuras planas, sendo uma figura ABCDE. A sua projeção será a projeção de todos os pontos no plano.

4ª Etapa: Praticando

Para finalizar as discussões, proponha a realização do seguinte quiz, de modo que os estudantes possam praticar a aplicação dos conceitos de projeções ortogonais:

Projeção ortogonal do Enem

Acesso em: 29 de novembro de 2023.

Plano de aula elaborado pelo professor Cícero Inacio dos Santos.

Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Freepik.com

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.