Conteúdos

Características do vírus da AIDS e do vírus Ebola.
Comparação entre o vírus AIDS e Ebola
Diferença entre soro e vacina.
Diferentes formas de obtenção de vacinas.

Objetivos

– Compreender as características dos vírus da AIDS e do Ebola.

– Estabelecer um paralelo entre AIDS e Ebola, identificando suas vias de transmissão a como agem na espécie humana.
– Reconhecer a diferença entre soro e vacina.
– Conhecer a atuação da comunidade científica no combate ao Ebola.
– Identificar as diversas formas de obtenção de vacinas.
– Disseminar conhecimento a partir de Histórias em Quadrinhos.
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Com a turma reunida assista aos vídeos indicados nos itens 1 e 2 do tópico “Para organizar o seu trabalho…”. Após assistir aos vídeos, recolha as impressões dos alunos, a partir das seguintes questões norteadoras:

a) Lembrando que o Programa Fantástico é visto por uma parcela significativa da população brasileira, vocês identificam alguma semelhança na estrutura das reportagens, ou seja, a forma como as doenças são comunicadas à população?

b) Vocês conseguem identificar diferenças na forma como os pesquisadores lidavam com a AIDS na década de 80 e com o Ebola atualmente? O interessante neste momento é apontar que na reportagem sobre a AIDS, em nenhum momento há referência ao agente causador da doença (um vírus). O vírus da AIDS só foi isolado em 1984. O vírus Ebola já é conhecido dos pesquisadores desde 1976. Veja item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho…” para subsidiar essa reflexão com os alunos.

OBS: O objetivo dessa discussão com os alunos é permitir a reflexão, não é necessário realizar um fechamento, mas apontar que irão aprofundar o tema nas próximas etapas.

2ª Etapa: AIDS e Ebola: um paralelo entre as doenças

Reúna os alunos na sala de informática e separe-os em duplas. Informe-os que nesta etapa irão traçar um paralelo entre as duas doenças, AIDS e Ebola, preenchendo a tabela representada a seguir. Indique os textos sugeridos nos tópicos 4 e 5 do tópico “Para organizar seu trabalho…” como fonte de consulta.

3ª Etapa: Vacinas ou soros: qual a solução?

OBS: Esta etapa pode ser desenvolvida em duas aulas.

Antes de iniciar essa etapa, providencie cópias xerox das notícias indicadas nos itens 7 e 8 do tópico “Para organizar seu trabalho…”.
Com a turma reunida, assista aos vídeos sugeridos. Em seguida, distribua as cópias das notícias aos alunos e faça uma leitura compartilhada.
Após a leitura, separe os alunos em duplas e proponha a discussão das seguintes questões:
– Qual a diferença entre vacina e soro? Utilize para definir esses conceitos trechos das notícias.
– Como se obtém as diferentes vacinas abordadas no vídeo (varíola e poliomielite) e no texto veiculado pela BBC (Ebola)?
– Uma das passagens do texto da BBC, sobre a vacina contra o Ebola, afirma que “….foi usado nesse estudo um vírus modificado de gripe comum que atinge chimpanzés, para transportar uma única proteína do ebola.” Em outra notícia sobre o mesmo tema, veiculada na internet, lê-se “A vacina cAd3-ZEBOV, que utiliza como vetor um adenovírus de chimpanzé no qual foi inserido um gene do vírus Ebola, faz parte das duas vacinas “promissoras” identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).” Qual dos dois trechos vocês consideram o mais adequado de ser utilizado tendo em vista os procedimentos de engenharia genética?

4ª Etapa: Elaborando Histórias em Quadrinhos para disseminar os conhecimentos adquiridos

Oriente os alunos que a proposta desta etapa é a elaboração de uma história em quadrinhos (com no máximo 4 quadros) que tenha como objetivo transmitir o aprendizado adquirido no plano de aula. Sendo assim, eles devem escolher um dos temas a seguir para construir sua história em quadrinhos.

– agente causador do Ebola/características dos vírus.
– semelhanças e diferenças entre o vírus da AIDS e do Ebola.
– como essa doença é transmitida e as consequências para o organismo.
– como a comunidade científica tem atuado no controle da doença/diferença entre soro e vacina.
OBS: Esta etapa deve ser realizada em trios.

5ª Etapa: questão do ENEM

Agora vamos analisar uma questão do ENEM em que o tema do Plano foi contemplado. Apesar de ser uma questão que aborda o desenvolvimento de uma vacina contra a AIDS, poderia ser utilizada para o vírus Ebola ou qualquer outro.  Proponha aos grupos que resolvam o seguinte teste e justifiquem a escolha.

(Enem-2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS),sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).
Uma vacina eficiente contra o HIV deveria
A) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
B) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
C) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
D) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
E) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.
Resposta: A.

6ª Etapa: Análise e fechamento

Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão.

Para resolver a esta questão os alunos devem ter conhecimento sobre a atuação das vacinas no organismo, ou seja, as vacinas induzem a produção de anticorpos, tornando-o imune aos vírus. Como visto na etapa 3, as vacinas podem ser produzidas a partir da atenuação do vírus (no caso da varíola), da morte dos vírus (no caso da poliomielite) ou introduzindo-se uma sequência do material genético do Ebola em um vírus de gripe que atinge chimpanzés.
Sendo assim a alternativa,
A) Está correta, já que as vacinas tornam o organismo imune à ação viral.
B) Está incorreta, pois as vacinas não têm capacidade de alterar o genoma do organismo portador dos vírus.
C) Está incorreta, pois as vacinas induzem à produção de anticorpos e não de antígenos.
D) Está incorreta, pois os animais não são os principais transmissores da AIDS para os humanos. A transmissão ocorre entre indivíduos da espécie humana.
E) Está incorreta, pois as vacinas estimulariam a imunidade em relação a todas as formas de transmissão e não só via gotículas de saliva.

Materiais Relacionados

Assista aos vídeos:

1. A primeira reportagem sobre a AIDS, na TV brasileira, (Programa Fantástico/1983).
2. Matéria sobre o surto de Ebola na África e as tentativas de controle da epidemia, (Programa Fantástico/2014)
3. Uma linha do tempo sobre a epidemia da AIDS, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz.
4. Conheça as características do vírus e da doença AIDS no site do Ministério da Saúde. No link da BBC, conheça a origem do vírus da AIDS
5. Conheça as características do vírus e da doença Ebola no link acesse o link. Para saber como o vírus  foi descoberto acesse.  Esta página está em inglês. Use a opção Google Tradutor (ou Traduzir essa página) se for necessário.
6. Leia sobre os testes iniciais da vacina contra o Ebola.
7. Leia a matéria sobre o medicamento Zmapp que vem sendo utilizado no combate ao Ebola
8. O site é um serviço on-line de edição de história em quadrinhos de fácil utilização. O site disponibiliza, inclusive, tutoriais para utilização das ferramentas.

Arquivos anexados

  1. Vírus na história da humanidade

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.