Conteúdos

Doenças causadas por vírus: contágio e prevenção

Objetivos

  • Identificar as principais doenças provocadas por vírus.
  • Compreender os mecanismos de prevenção de algumas doenças provocadas por vírus.

1ª Etapa: Obtendo informações

a) Assista com seus alunos o vídeo disponível no item 1 do tópico “Para saber mais…”. Oriente os alunos que, após assistirem ao vídeo, irão responder algumas questões.

b) Providencie cópias ou redija na lousa as seguintes questões sobre o vídeo assistido:

 

1) Qual a origem da palavra vírus?

2) Quais os tipos de doenças provocadas por vírus citadas no vídeo?

3) Qual o tipo de instrumento que permite a observação dos vírus, já que estes são seres minúsculos?

4) Por que os vírus não podem se reproduzir sem atacar uma célula?

5) Qual é a origem das vacinas?

6) Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos, distribua as cópias (ou peça a cópia da lousa) e solicite que discutam e respondam às questões.

 

2ª Etapa: Socializando informações

Com a turma reunida, corrija a atividade da etapa anterior, solicitando a cada grupo que apresente os resultados da discussão. Complemente essa aula, na medida em que considerar necessário, com informações presentes no material disponível no item 2 do tópico “Para saber mais…” 

3ª Etapa: Navegando na internet em busca de informações

No laboratório de informática, solicite que cada grupo, formado na 1ª. etapa, pesquise sobre as doenças provocadas por vírus. Cada grupo deverá pesquisar os seguintes itens para 5 doenças:

1) Nome da doença

2) Formas de contágio

3) Medidas de prevenção

 

Oriente os alunos a obter essas informações em sites confiáveis da internet. Indique os sites sugeridos no item 3 do tópico “Para saber mais…”. Cada grupo deverá entregar um relatório sobre a pesquisa realizada. OBS: A 4ª. etapa só deverá ser desenvolvida após a correção dos relatórios e devolutivas aos alunos.

 

4ª Etapa: Trabalhando com esquetes

a) Com a turma reunida, explique, em linhas gerais, o que é uma esquete. Esquete é uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico, produzida para teatro, cinema, rádio ou televisão. O termo em Inglês com o mesmo significado é “sketch”.Cada esquete tem cerca de 10 minutos de duração. Os atores ou comediantes possuem forte capacidade de improvisação. Os temas para os esquetes são variados, mas geralmente incluem paródias sobre política, cultura e sociedade. (http://www.significados.com.br/esquete/). Assista com os alunos ao vídeo indicado no item 4 do tópico “Para saber mais….” que é um exemplo de esquete.

b) Solicite a cada grupo, formado na 1ª. etapa, a escolha de um dos vírus pesquisados na 3ª. etapa e a elaboração de uma esquete que deve ter como principal objetivo informar as pessoas, de uma forma engraçada, as principais formas de prevenção do vírus escolhido.Oriente os alunos que cada esquete deverá ter, no máximo, 3 minutos.

 

5ª Etapa: Apresentação das esquetes

Essa etapa está reservada para a apresentação das esquetes elaboradas pelos grupos. Reserve alguns minutos para fazer a devolutiva (avaliação) das esquetes elaboradas por cada grupo. 

Materiais Relacionados

1) O vídeo “Vírus: inimigos da humanidade” parte 1, produzido pela Discovery Chanel apresenta algumas informações sobre as características dos vírus, algumas doenças provocadas por esses seres e o histórico sobre o desenvolvimento das vacinas. Está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lDSAUlUkJ4k.
2) Para obter maiores informações sobre as características dos vírus e as principais doenças causadas por esses seres acesse o link  (OBS: O link demora para carregar).http://www.edicoessm.com.br/backend/public/recursos/Biologia_SP_capitulo.pdf
3) Sugestões de sites para a pesquisa sobre as doenças causadas por vírus: http://ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=13 e http://eveh.tripod.com/virus.html 
4) Um exemplo de esquete humorística pode ser encontrada no link https://www.youtube.com/watch?v=1uBOlroAmRY&feature=related.

 

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.