Conteúdos

Cinema de horror norte americano;

Literatura de Edgar Allan Poe;

Filmografia de Tim Burton;

Expressionismo alemão;

Objetivos

Conhecer a filmografia de Tim Burton, a partir do seu primeiro curta metragem;

Conhecer o autor norte-americano Edgar Allan Poe;
Conhecer o movimento cinematrográfico denominado Expressionismo Alemão e a técnica de animação stop-motion;
Conhecer e reconhecer os elementos culturais como o pastiche, recurso presente no cinema contemporâneo;
Refletir sobre o pertencimento e os diferentes comportamento em contextos de sociabilidade ou de solidão;
 

1ª Etapa: Exibição do Filme

O curta-metragem Vincent tem 7 minutos, portanto, pode ser exibido e discutido na mesma aula. Pode ser feita uma introdução sobre a técnica do pastiche (consulte “o para saber mais”), adiantando  aos alunos que se trata de um filme curto, porém com muitas citações de outras obras artísticas. Vale informar que esta é a primeira obra assinada pelo diretor Tim Burton. É possível que os alunos conheçam seus sucessos mais recentes.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

Depois da exibição, pode-se iniciar o debate ouvindo dos jovens quais foram suas principais impressões. É interessante propor aos alunos reflexões acerca da forma como a história é contada: há narração? Há diálogos? De que forma é possível compreender a intenção dos personagens? Eles gostam de ler, pintar? Qual a natureza de sua expressão? Qual é o papel da trilha sonora na ambientação dos cenários utilizados?

 

A partir daí, é possível discutir a trajetória do personagem: como Vincent Malloy vive? Quantos anos ele tem? O que o faz interagir com o espaço em que vive? Quando ele fica sozinho, como encontra vazão para seus anseios e ímpetos de criatividade? Como sua mãe reage ao seu comportamento sombrio? Sua mãe participa de seus devaneios românticos de apelo à solidão? Perante os outros, ele se comporta da mesma maneira? Por que ele queria ser como Vincent Price? Quando sua mãe o coloca de castigo, como Vincent interpreta e vivencia o seu claustro? Etc..

 

3ª Etapa: Línguas Portuguesa e Inglesa – produção e interpretação de texto

Em língua portuguesa, trabalhos de produção textual focados nos elementos de estruturação de narrativas para que os educandos recriem, a sua maneira, a história de Vincent Malloy, são interessantes. Importante focar nas possibilidades de cada educando revisitar essa história fazendo uso de elementos autobiográficos. Os educadores podem debater com a turma quais os recursos narrativos de que o filme lança mão, incentivando as crianças a recontar a história com suas próprias palavras e vivências. 

 

Além disso, em Língua Inglesa, é possível trabalhar com os elementos da literatura norte-americana (Veja o link 6) com o poema O corvo de Edgar Allan Poe. 

 

4ª Etapa: Ciências Humanas - Filosofia

Propor uma situação de aprendizagem na qual os educandos busquem espelhar-se no personagem, relacionando as experiências advindas de nossos momentos de solidão.  Por exemplo: como nossa imaginação recria os espaços físicos de interação e nos mergulha em um mundo que ansiamos fazer parte? Criar um espaço acolhedor para que os alunos sintam-se à vontade para relacionarem as experiências do protagonista com suas próprias experiências. Tal prática favorece o desenvolvimento da expressão e apropriação dos elementos linguísticos.

5ª Etapa: Pesquisa: Arte, Língua Inglesa e Portuguesa.

Muitos são os temas que esse pequeno filme pode despertar. Os aprofundamentos podem ser feitos em cada disciplina (inclusive em inglês) ou como trabalho interdisciplinar. A turma pode pesquisar sobre:

 

Edgar Allan Poe e a natureza de sua escrita; 

 

Vincent Price e seu trabalho como ator e narrador; 

 

a influência do cinema de horror na obra cinematográfica de Tim Burton;

 

o poema O Corvo e sua gama de interpretações;

 

o movimento cinematográfico denominado Expressionismo Alemão (em Arte pode-se pensar o expressionimos em várias linguagens artísticas);

 

Conhecer a técnica do pastiche (citação ou imitação deliberada de obras de outros artistas) e o acervo de produções advindas dessa técnica. 

 

6ª Etapa: Língua Inglesa – Leitura e análise do poema The Raven

O poema The Raven (O Corvo) é magistral em sua composição. Sua musicalidade e estruturação são notáveis. Ao utilizar jogos fonéticos e rimas internas, o eu-lírico, de orientação romântica, utiliza-se de uma métrica impecável para descrever a figura do misterioso corvo que pousa sobre o busto de Pallas, concebendo a inexorabilidade da morte e seu impacto sobre um personagem que corresponde às tendências da geração literária de Poe. O protagonista lamenta e sofre profundamente com a perda de sua amada Leonora (Lenore, no original). O (a) professor (a) de Língua Inglesa pode propor uma análise dos aspectos técnicos desse poema, suas diversas traduções e, acima de tudo, com as sensações por ele desencadeadas nos leitores.  

Materiais Relacionados

1. O filme pode ser encontrado no youtube, com legendas em português de Portugal, por meio do seguinte link.

 
2. No link há uma análise sucinta sobre a obra 
 
3. Para saber mais sobre o pastiche, recurso utilizado na obra.
 
4. A biografia de Vincent Price, ator/narrador do curta  consulte o link
 
5. Conheça o movimento denominado  Expressionismo Alemão.
 
6. Neste link é possível conhecer integralmente o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe, com tradução de Machado de Assis.
 
7. Neste link, temos o poema original em inglês, The Raven de Edgar Allan Poe. 
 
Vincent 
 
Sinopse:  Vincent, conta a história de um garoto de 7 anos que gostaria de ser como seu ídolo, o ator americano de filmes de terror Vincent Price (também narrador da história). Vincent vive momentos de alucinação e conflitos aterrorizantes, quando deixa de ser Vincent Malloy e passa a ser  Vincent Price, o que faz com que tenha problemas com a mãe. Assim como Price, o protagonista também é um fã de Edgar Allan Poe. O  curta reflete a infância do realizador e a sua admiração pelos filmes de terror  da década de 30, filmes B da década de 50 e pelo ator Vincent Price, que influenciou muito o estilo de Tim Burton. O curta, primeiro do diretor, ganhou diversos prêmios de melhor filme e trilha sonora. 
 
Ficha Técnica: Vincent (Tim Burton & Rich Heinrichs) 1982   Escrito e dirigido por: Tim Burton Produção: Rich Hei nrichs  Trilha Original: Ken Hilton  Animação: Stephen Chiodo Narração: Vincent Price Gênero: Animação, Stop-Motion, Preto e Branco País/ano de produção: EUA. 1982  Duração: 7 min 
 

Arquivos anexados

  1. Vincent (Tim Burton)
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.