Conteúdos
Cinema de horror norte americano;
Literatura de Edgar Allan Poe;
Filmografia de Tim Burton;
Expressionismo alemão;
Objetivos
• Conhecer a filmografia de Tim Burton, a partir do seu primeiro curta metragem;
1ª Etapa: Exibição do Filme
O curta-metragem Vincent tem 7 minutos, portanto, pode ser exibido e discutido na mesma aula. Pode ser feita uma introdução sobre a técnica do pastiche (consulte “o para saber mais”), adiantando aos alunos que se trata de um filme curto, porém com muitas citações de outras obras artísticas. Vale informar que esta é a primeira obra assinada pelo diretor Tim Burton. É possível que os alunos conheçam seus sucessos mais recentes.
2ª Etapa: Debate sobre o filme
Depois da exibição, pode-se iniciar o debate ouvindo dos jovens quais foram suas principais impressões. É interessante propor aos alunos reflexões acerca da forma como a história é contada: há narração? Há diálogos? De que forma é possível compreender a intenção dos personagens? Eles gostam de ler, pintar? Qual a natureza de sua expressão? Qual é o papel da trilha sonora na ambientação dos cenários utilizados?
3ª Etapa: Línguas Portuguesa e Inglesa – produção e interpretação de texto
Em língua portuguesa, trabalhos de produção textual focados nos elementos de estruturação de narrativas para que os educandos recriem, a sua maneira, a história de Vincent Malloy, são interessantes. Importante focar nas possibilidades de cada educando revisitar essa história fazendo uso de elementos autobiográficos. Os educadores podem debater com a turma quais os recursos narrativos de que o filme lança mão, incentivando as crianças a recontar a história com suas próprias palavras e vivências.
4ª Etapa: Ciências Humanas - Filosofia
Propor uma situação de aprendizagem na qual os educandos busquem espelhar-se no personagem, relacionando as experiências advindas de nossos momentos de solidão. Por exemplo: como nossa imaginação recria os espaços físicos de interação e nos mergulha em um mundo que ansiamos fazer parte? Criar um espaço acolhedor para que os alunos sintam-se à vontade para relacionarem as experiências do protagonista com suas próprias experiências. Tal prática favorece o desenvolvimento da expressão e apropriação dos elementos linguísticos.
5ª Etapa: Pesquisa: Arte, Língua Inglesa e Portuguesa.
Muitos são os temas que esse pequeno filme pode despertar. Os aprofundamentos podem ser feitos em cada disciplina (inclusive em inglês) ou como trabalho interdisciplinar. A turma pode pesquisar sobre:
6ª Etapa: Língua Inglesa – Leitura e análise do poema The Raven
O poema The Raven (O Corvo) é magistral em sua composição. Sua musicalidade e estruturação são notáveis. Ao utilizar jogos fonéticos e rimas internas, o eu-lírico, de orientação romântica, utiliza-se de uma métrica impecável para descrever a figura do misterioso corvo que pousa sobre o busto de Pallas, concebendo a inexorabilidade da morte e seu impacto sobre um personagem que corresponde às tendências da geração literária de Poe. O protagonista lamenta e sofre profundamente com a perda de sua amada Leonora (Lenore, no original). O (a) professor (a) de Língua Inglesa pode propor uma análise dos aspectos técnicos desse poema, suas diversas traduções e, acima de tudo, com as sensações por ele desencadeadas nos leitores.
Materiais Relacionados
1. O filme pode ser encontrado no youtube, com legendas em português de Portugal, por meio do seguinte link.