Conteúdos
Consumismo
Objetivos
• Debater sobre o consumismo tão presente na sociedade atual.
• Analisar a influência da mídia no consumismo.
• Auxiliar na divulgação de material que contribua na diminuição do consumo supérfluo.
1ª Etapa: Início de conversa
“A opção por eliminar o consumo supérfluo dá margem a boas reflexões acerca de nosso modo de vida. A sociedade industrial capitalista é esbanjadora em sua natureza. Seu desenvolvimento está associado, muitas vezes, a falsas necessidades que ela estimula no público consumidor.”
Equipe Veja na sala de aula
2ª Etapa: Debatendo sobre o assunto
Inicie a aula organizando os alunos em roda e leia para eles o texto “O incrível dia em que afoguei nos meus brinquedos” disponível no site Infância livre de consumismo, o link está no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.
Após a leitura converse com os alunos sobre as impressões que tiveram ao escutar a história e faça perguntas sobre a quantidade de brinquedos que têm em casa e, também, a quantidade de coisas que eles ou seus familiares compram mensalmente.
Em seguida, solicite que escrevam uma lista com os itens que gostariam de comprar, caso ganhassem um montante de dinheiro em um concurso. É importante salientar que em cada comunidade essa lista poderá ser diferente de acordo com a realidade financeira do grupo, porém quando os alunos escrevem aquilo que gostariam de comprar colocarão as influências que a mídia traz, por exemplo, o tênis da moda, o jogo disputado por todos, entre outros.
Com as listas prontas, converse novamente com o grupo sobre as escolhas, a importância de cada objeto. Coteje as listas em busca de semelhanças e diferenças: o que aparece na maioria? O que não foi listado por poucos? Procure chamar a atenção do grupo para que percebam a influência da mídia nessas escolhas.
3ª Etapa: Analisando propagandas comerciais
Com base nas ideias levantadas, solicite como lição de casa que os alunos escolham uma propaganda veiculada na televisão e uma impressa em revistas ou jornais, que chamem sua atenção, e faça uma análise criteriosa dela. Peça também que, no caso da campanha impressa, os alunos tragam-na para a sala de aula. Caso ache necessário, entregue aos alunos uma ficha com os itens que gostaria que fossem observados, assim como o modelo abaixo.
PRODUTO COMERCIALIZADO
|
|
TIPO DE MÍDIA
|
|
O QUE CHAMOU SUA ATENÇÃO NESSA PROPAGANDA? POR QUÊ?
|
|
VOCÊ ENCONTROU ALGUM PONTO NEGATIVO NESSA CAMPANHA?
|
|
VOCÊ TEVE VONTADE DE COMPRAR O PRODUTO ANUNCIADO?
|
|
O QUE TE LEVOU A QUERER ESSE PRODUTO?
|
|
|
No dia da devolutiva da lição de casa, reúna os alunos em grupos de no máximo 5 crianças e peça que compartilhem as informações observadas nas campanhas publicitárias escolhidas para análise. Nesse momento, circule pelos grupos e faça perguntas relevantes sobre o assunto a fim de auxiliar nas discussões. Lembre-se que a ideia principal é que eles discutam a respeito do consumismo e da influência da mídia nesse tema.
Em seguida, solicite que o grupo escolha uma das campanhas impressas analisadas para a próxima etapa do trabalho. É importante que cada grupo escolha uma propaganda diferente. Ao término dessa escolha, dê um tempo para que cada grupo organize um debate sobre o produto e a forma como ele está sendo comercializado. Alguns alunos deverão defender o produto e a campanha, como se fizessem parte do marketing da empresa, outros serão contra o consumismo e deverão levantar os pontos negativos da propaganda e um será o mediador desse debate. O restante do grupo assistirá ao debate e no final poderá fazer perguntas.
4ª Etapa: Entrevista
Nesta etapa, cada grupo deverá pensar em perguntas a respeito do consumismo, colocando em prática tudo o que aprenderam até aqui e sair a campo para realizar as entrevistas. Eles poderão escolher entrevistar alunos, pais ou funcionários da unidade escolar. É importante que, antes das entrevistas serem realizadas, o professor tenha acesso ao questionário elaborado pelos grupos para dar sugestões ou verificar a qualidade das perguntas propostas.
As entrevistas servirão de apoio para a criação de uma campanha contra o consumo exagerado que será apresentada à comunidade escolar. Assim que todos forem a campo, abra um espaço de discussão com o grupo solicitando que falem um pouco sobre o que observaram na fala das pessoas entrevistas a respeito do assunto.
5ª Etapa: Em busca de uma sociedade menos consumista
Nesse momento, solicite aos grupos que criem uma campanha contra o consumismo a ser exposta no ambiente escolar. Além dessa campanha, os alunos farão uma arrecadação de brinquedos que deverão ser doados a alguma instituição.
Para a arrecadação de brinquedos, estipule com os alunos um prazo limite, um local de coleta e seleção desses brinquedos e as entidades ou a entidade que receberá o que for arrecadado.
No dia da entrega dos brinquedos, solicite a autorização dos pais para que os alunos participem desse momento tão especial e percebam na prática o quanto podemos contribuir para uma sociedade menos consumista e mais igualitária.
Materiais Relacionados