Conteúdos
• Reciclagem;
• Consciência Ecológica;
• Ludicidade.
Objetivos
• Aprofundar o contato com a natureza, se apropriando do conhecimento popular associando-o ao científico;
• Tornar-se multiplicador do conceito estudado passando-o adiante;
• Entender as propriedades ativas de cada chá e seus benefícios à saúde;
• Relacionar o universo lúdico das brincadeiras com a própria criatividade.
1ª Etapa: Leitura Inicial
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
Proponha aos alunos a leitura do texto que se segue e, ao final, comente com eles as informações apresentadas. Indique a fonte do texto.
Os benefícios dos chás
Depois da refeição, no fim da tarde ou antes de dormir. O chá – que teve sua origem no Oriente – tornou-se popular em vários países e, também, no Brasil, sendo a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. É feito com a infusão de folhas em água quente e, tradicionalmente, são usadas folhas da planta chamada chá, que pode ser verde, branco, preto ou Oolong, intermediário entre o verde e o preto. Com o tempo, os povos começaram a usar outras folhas, flores e frutos.
No início, o chá era consumido apenas com objetivo medicinal, mas aos poucos passou a ser usado, como bebida, por prazer.
O pioneiro na difusão dessa nova característica foi Confúcio, líder espiritual chinês que desenvolveu e disseminou preceitos éticos no século VI a.C. O chá aportou na Europa, trazido por holandeses e portugueses, devido às colônias que tinham na China. Mas foi no século XVIII que a bebida se espalhou pelo mundo, pois os ingleses incluíram o chá no cardápio diário, o famoso ‘chá das 5’.
Além de proporcionar um momento de relaxamento ou de reunir amigos, tomar chá é um hábito muito saudável. Dependendo da folha usada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo.
"Existe uma série de chás que contribuem para a saúde", diz Fabiana Trovão, nutricionista clínica, especializada em nutrição funcional do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).
Segundo ela, o chá verde, por exemplo, que tem como princípio ativo os polifenois (responsáveis por diminuir os níveis de colesterol), contribui para a saúde bucal e tem efeito antioxidante, diminuindo a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Com características semelhantes, o chá preto tem mais cafeína e deve ser tomado até às 6 horas da tarde para não interferir no sono.
Apesar da tradição das folhas de chá (verde e preto) no Brasil, os de camomila, hortelã, erva-doce, capim-cidreira e boldo estão entre os mais consumidos. Outra paixão brasileira é o chá-mate, derivado da erva-mate. Além de ser utilizado de diversas maneiras, seja no chimarrão, seja no tererê (bebida típica da Região Centro-Oeste), é refrescante e tem propriedades antioxidantes.
Efeitos do bem:
Quente ou fria, a bebida pode trazer mais do que um momento de prazer. Há os chás que estimulam o apetite, ajudam a acalmar e melhoram a função gastrointestinal. Confira a função de cada um:
• Estímulo do apetite: alecrim, agrião, camomila, melissa, dente-de-leão, sálvia, manjerona, alfavaca.
• Calmantes ou sedativos: capim-cidreira, maracujá, valeriana, hortelã, folha de laranja, melissa, alface e angélica.
• Melhora nos problemas estomacais e intestinais: erva-doce, hortelã, camomila, poejo, angélica, sálvia e funcho.
• Digestivos: hortelã, camomila, boldo, quássia, raiz de genciana, sálvia, carqueja, anis estrelado.
• Cicatrizantes: eucalipto, cavalinha, maracujá, couve, babosa, bálsamo-do-peru, cardo santo.
• Anti-inflamatórios: agrião, limão, hortelã, alecrim, cavalinha, dente-de-leão, urtiga, folha de abacate.
• Antissépticos: arnica, bardana, limão e malva branca.
• Antidiarreicos: casca ou polpa de maçã, broto ou polpa de goiaba e casca de romã.
• Estímulo do intestino: semente de linhaça, ameixa preta, cáscara sagrada, zimbro, hortelã, erva-doce e capim-cidreira.
• Combate aos radicais livres: chá-mate.
Mesmo com tantos efeitos funcionais, os chás não são medicamentos e não devem substituí-los. Também é muito perigoso comprar folhas em mercados populares, indicadas por leigos como tratamento de doenças. “Os chás não podem ser usados de forma aleatória, sem indicação de um profissional, pois podem causar danos à saúde. O fato de ser natural não elimina os efeitos colaterais. É preciso conhecer a planta e sua eficácia para então ter certeza de sua ação no organismo", alerta a nutricionista Fabiana.
Modo de preparo:
Nada mais simples do que preparar um chá; basta ferver a água e depois colocar as folhas em infusão. O ideal é a bebida ser tomada entre as refeições – quente ou fria – e seu preparo ser feito na hora. "Quando deixado em garrafa térmica, o chá pode perder até metade das propriedades funcionais", aconselha a nutricionista.
Apesar de em muitos países, como a Inglaterra, o chá ser misturado ao leite, a nutricionista informa que esse modo de preparo prejudica a absorção das catequinas, encontradas principalmente no chá verde e responsáveis pela ação antioxidante.
Fonte: Albert Einstein
2ª Etapa: Distribuição dos nomes científicos dos chás - Ciências
As aulas de Ciências devem abordar alguns princípios ativos de chás, vitaminas e nutrientes. Com o intuito de despertar nos alunos a curiosidade para dar início à pesquisa, distribua para os alunos, organizados em duplas, os chás citados no texto lido e peça que pesquisem:
Nome Popular (se há outros além do citado);
Como e onde é feito o cultivo;
Propriedades terapêuticas;
Indicações e dosagens;
Modo de Preparo.
3ª Etapa: Digitação e socialização dos trabalhos - Língua Portuguesa
Após a pesquisa e a socialização das descobertas, tem início a preparação do livro: elaboração de um rascunho, digitação dos trabalhos.
Pode-se conversar com os alunos sobre as primeiras impressões que tiveram. Como interpretaram o uso dos chás em seu cotidiano, se já usaram algum chá pesquisado. Para suscitar a conversa é interessante lembrar com a turma:
• Estes chás têm alguma ligação com o nosso cotidiano?
• Quem toma chá na família?
• Já conheciam algum?
4ª Etapa: Elaboração do Vaso com Material Reciclado – Artes
Conforme foto abaixo, as crianças podem criar um vaso utilizando garrafa pet e tampinhas. Após esta criação, podem plantar e cultivar os chás na escola ou em casa, sendo cada criança responsável pelo seu.
5ª Etapa: Elaboração e distribuição do livro
Nesta etapa, eles deverão produzir um livro e, para um maior entendimento de como fazê-lo, as aulas de português devem abordar este tema. Os alunos devem ter entendimento das partes que compõem o livro e como elaborá-las.
Distribua os itens créditos, índice, apresentação, introdução, glossário, bibliografia, considerações finais entre grupos de alunos. Cada grupo é responsável pela elaboração de um deles.
Posteriormente, os alunos devem utilizar o site sugerido no link 3 (PapyrusEditor), da aba Para organizar o seu trabalho e saber mais para produzir um e-book coletivo. Cada aluno fará a inserção de sua pesquisa sobre cada chá. Junto a eles, o professor deve orientar sobre a escolha do layout a ser utilizado. A distribuição virtual se dá através do próprio site de edição de livros. Este também deve ser impresso para a distribuição de um exemplar por aluno.
Materiais Relacionados
1. Para encontrar informações básicas sobre o uso dos chás, acesse o link;
2. O vídeo explicativo pode ser encontrado no site da Globo, por meio do seguinte link;
3. Para criação de um livro virtual, baixe o aplicativo PapyrusEditor;