Conteúdos
– Características da doença Tuberculose.
– Incidência e Prevalência da tuberculose no Brasil e no Mundo.
– Resistência de bactérias a antibióticos
Objetivos
Objetivos do conteúdo conceitual
– Conhecer as características da tuberculose (causas, agente causador, transmissão, tratamento, sintomas).
– Identificar e analisar os índices de incidência e prevalência da tuberculose no Brasil.
– Entender os mecanismos relacionados à resistência das bactérias aos antibióticos.
– Expressar, por meio de um poema, o conhecimento adquirido.
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada (projete em datashow) do poema de Manuel Bandeira, disponível também no link 1 do tópico “Para organizar seu trabalho…”.
“Pneumotórax”
Febre, hemoptise, dispnéia, suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi:
tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
Diga trinta e três.
Trinta e três, Trinta e três… Trinta e três.
Respire…
O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo
e o pulmão direito infiltrado.
Então, Doutor, não é possível fazer um PNEUMOTORAX?
Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
Após a leitura, apresente algumas informações, por meio de uma aula expositiva, sobre a tuberculose no século XIX, período em que viveu o poeta. Essas informações podem ser obtidas no mesmo link citado acima. Destaque aspectos como:
– no século XIX a tuberculose não tinha cura.
– os doentes se afastavam do convívio social e o tratamento era feito em clínicas especializadas, os ‘sanatórios’, localizados em locais frios.
Após essa breve explanação, lance algumas questões aos alunos e informe que eles devem respondê-las somente com trechos do poema.
1) Órgão afetado pela tuberculose
2) A ausência de cura para a doença neste período.
3) O distanciamento exigido da sociedade.
4) Um dos sintomas da doença.
2ª Etapa: Conhecendo a tuberculose
Assista com a turma reunida ao vídeo sugerido no link 2 item. Solicite aos alunos que anotem as informações que acharem relevantes.
Na sequência, solicite aos alunos que respondam às questões individualmente e que entreguem as respostas ao final da aula.
Questões
1) Agente causador da tuberculose. Nome científico.
2) Principal órgão do corpo afetado.
3) A tuberculose, hoje, tem cura? Quais são os cuidados que devem ser tomados?
4) Como ocorre a transmissão da tuberculose?
5) A doença vai afetar todas as pessoas que têm contato com a bactéria? Qual a porcentagem das pessoas que, entrando em contato com a bactéria, desenvolvem a doença?
6) Quais são as principais características das pessoas que desenvolvem a doença?
7) Quais são os sintomas da tuberculose?
8) Quais são os exames relacionados ao diagnóstico da tuberculose?
9) Como é feito o tratamento? Por que as pessoas tendem a abandonar o tratamento? Sabendo-se que a tuberculose é causada por uma bactéria, qual seria o tipo do medicamento ao qual o médico se refere no vídeo?
10) Como é feita a prevenção da tuberculose?
3ª Etapa: Bactérias resistentes.
O objetivo desta etapa é discutir a resistência das bactérias aos antibióticos. Apresente as seguintes informações aos alunos:
a) O médico, no vídeo assistido na 2ª. etapa destaca que a interrupção do tratamento pode desencadear o desenvolvimento de bactérias resistentes.
b) Por sua vez, na página 32 do Manual Técnico para o Controle da Tuberculose, indicado no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….” lê-se: Os pacientes que não se curam após tratamento com os esquemas padronizados pela Área Técnica de Pneumologia Sanitária – ATPS/DAB/MS, portadores de bacilos resistentes a mais de duas drogas, dentre as quais a rifampicina e a isoniazida, constituem um grupo de doentes classificados no Consenso Brasileiro de Tuberculose, de 1997, como portadores de tuberculose multidrogarresistente (TBMDR). A este grupo são agregados os pacientes que apresentam resistência primária a rifampicina, isoniazida e a outras drogas utilizadas, geralmente a estreptomicina e/ou etambutol.
Questione os alunos: as bactérias adquirem resistência após o uso de antibióticos ou são selecionadas pelo uso inadequado de antibióticos? Informe aos alunos que irão responder a essa questão assistindo ao vídeo sugerido no link 4. Ao final do vídeo, discuta com os alunos os aspectos que chamaram a atenção, esclareça dúvidas. Reforce que as bactérias não adquirem resistência após o uso de antibióticos (teoria lamarckista) e sim as bactérias naturalmente resistentes são selecionadas pelo uso inadequado desse tipo de medicamento (teoria darwinista).
4ª Etapa: Incidência e prevalência: conceitos importantes.
Esta etapa consiste na discussão dos conceitos de incidência e prevalência da tuberculose no Brasil e no Mundo e deve ser realizada com a turma reunida. OBS: A tabela apresentada nesta etapa foi adaptada da tabela 1 presente no texto indicado no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Antes de iniciar a atividade, defina o significado de incidência e prevalência em Epidemiologia.
Incidência nº de casos novos numa determinada população durante um determinado espaço de tempo.
Prevalência nº do total de casos existentes numa determinada população durante um determinado espaço de tempo.
Atenção! incidência = casos novos Prevalência = casos já existentes.
Projete a tabela (utilizando datashow) que representa a incidência, prevalência e mortalidade de casos de tuberculose nas Américas, no Mundo e no Brasil.
Estabeleça as relações possíveis a partir dos dados da tabela como, por exemplo:
– em qual dos locais ocorreu maior diminuição de novos casos de tuberculose, entre 1990 e 2010? (discute conceito de incidência)
– qual foi a porcentagem registrada para a diminuição do total de casos de tuberculose nos três locais analisados, entre 1990 e 2010? (discute conceito de prevalência)
– a porcentagem de novos casos de tuberculose diminuiu aproximadamente 49% no Brasil, entre 1990 e 2010. Levante hipóteses acerca dessa diminuição, tendo em vista o que estudamos até o momento.
– a mortalidade no Brasil diminuiu aproximadamente 70% entre 1990 e 2010. Levante hipóteses acerca dessa diminuição, tendo em vista o que estudamos até o momento.
Elabore outras reflexões de acordo com o interesse da turma.
5ª Etapa: Criatividade em prática
Para encerrar este plano de aula, divida a turma em duplas e solicite a elaboração de um poema. Eles devem se colocar na posição de uma pessoa com tuberculose hoje e fornecer informações sobre a doença (estudadas no plano), como fez Manuel Bandeira no século XIX. Ressalte que o poema deve ser caracterizado por um componente satírico que justapõe o cômico com a realidade.
6ª Etapa: questão do ENEM
Agora vamos analisar uma questão do ENEM em que o tema do Plano foi contemplado.
ENEM (2004)
O que têm em comum Noel Rosa, Castro Alves, Franz Kafka, Álvares de Azevedo, José de Alencar e Frédéric Chopin?
Todos eles morreram de tuberculose, doença que ao longo dos séculos fez mais de 100 milhões de vítimas. Aparentemente controlada durante algumas décadas, a tuberculose voltou a matar. O principal obstáculo para seu controle é o aumento do número de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos usados para combatê-la. Esse aumento do número de linhagens resistentes se deve a
(A) modificações no metabolismo das bactérias, para neutralizar o efeito dos antibióticos e incorporá-los à sua nutrição.
(B) mutações selecionadas pelos antibióticos, que eliminam as bactérias sensíveis a eles, mas permitem que as resistentes se multipliquem.
(C) mutações causadas pelos antibióticos, para que as bactérias se adaptem e transmitam essa adaptação a seus descendentes.
(D) modificações fisiológicas nas bactérias, para torná-las cada vez mais fortes e mais agressivas no desenvolvimento da doença.
(E) modificações na sensibilidade das bactérias, ocorridas depois de passarem um longo tempo sem contato com antibióticos.
Alternativa correta: B
7ª Etapa: Análise e fechamento
Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão. Para resolver a esta questão os alunos devem ter conhecimento dos mecanismos que levam à resistência de bactérias a antibióticos, de acordo com a teoria darwinista, a qual define que as bactérias naturalmente resistentes a antibióticos são selecionadas e que ao se reproduzir, transmitem essa resistência às futuras gerações. Sendo assim, a alternativa
(A) Está incorreta, pois até o momento não existe nenhuma indicação de que as bactérias utilizem os antibióticos em sua nutrição.
(B) Está correta, já que as mutações são uma das possibilidades para o surgimento de bactérias resistentes que são selecionadas com o uso dos antibióticos.
(C) Está incorreta, pois as bactérias não se adaptam aos antibióticos, elas são selecionadas.
(D) Está incorreta, pois as modificações fisiológicas não tornam as bactérias resistentes e sim alterações em seu material genético.
(E) Está incorreta, pois a sensibilidade ou a resistência não está relacionada ao tempo de exposição da bactéria ao antibiótico.
Materiais Relacionados
1) As informações sobre a tuberculose, a partir do poeta brasileiro Manuel Bandeira, que sofreu da doença.
5)
O artigo disponível no
link analisa a tendência temporal das taxas de prevalência, incidência e mortalidade por tuberculose, associada ou não com HIV, no Brasil, nas Américas e no mundo.
Consulte o
site para saber os conceitos de incidência e prevalência.
Arquivos anexados
- Tuberculose: ontem e hoje