Conteúdos

Tratamento da água

Objetivos

Compreender o ciclo da água;
Conhecer algumas formas de tratamento de água;
Sensibilizar os estudantes da seca em alguns lugares do Brasil, visando a conscientização para economia de água.

Antes de dar inícios às Etapas, acesse a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Início de Conversa

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Meio ambiente <inserir link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf> (Brasil, 1998):

É importante, por exemplo, que, ao observar a água de um riacho ou a que sai de uma torneira, os alunos se perguntem de onde ela vem, por onde passou e aonde chegará e reflitam sobre as conseqüências desse fluxo a curto e longo prazos, na sua vida e na natureza, e, acima de tudo, saibam que a qualidade dessa água está diretamente relacionada com as ações do ser humano.

Neste contexto, é necessário que os alunos entendam a importância que a água tem para o ser humano e como ela pode ser consumida, refletindo, assim, sobre sua captação e tratamento.

2ª Etapa: Problematização

Inicie a aula mostrando o vídeo “A educação pela a água” <Inserir link http://www.youtube.com/watch?v=Hvngo-tmvEc>.

Esse vídeo trata de algumas dificuldades sofridas por uma família nordestina pela escassez da água. Também, mostra alguns perigos de contaminação e doenças causadas pela má qualidade da água. Apresenta também um tratamento caseiro que utiliza lírio na decantação e os cuidados que se deve ter com uma cisterna, que é a alternativa encontrada para armazenamento de água provida da chuva que supri as necessidades dos moradores nos períodos de seca.

Em seguida faça perguntas para verificar algumas concepções dos estudantes e iniciar uma discussão sobre o assunto.

As perguntas devem ser elaboradas de acordo com a características dos estudantes e da localidade. Abaixo, algumas perguntas como exemplo:

• Qual a importância da água?

• Qual a importância de se preservar a água?

• Como eles fazem para tratar a água?

Termine a aula perguntando aos alunos se eles sabem como é feito o tratamento de água da casa deles. Peça para perguntem às pessoas que moram com eles e que anotem no caderno o que descobrirem. Ressalte para os alunos que esta não é uma pesquisa que precisa de resposta correta, mas apenas um levantamento sobre a concepção das pessoas sobre a origem da água que utilizam no seu dia a dia.

3ª Etapa: Aproximação ao tema

Comece a aula perguntando aos alunos as respostas das pessoas entrevistadas sobre a origem e o tratamento da água de suas casas. Anote algumas respostas em um cartaz (este cartaz deve ser guardado para que os alunos ao final do estudo comparem suas novas concepções).

4ª Etapa: Pesquisa sobre origem e tratamento da água e sua conservação

Nesta etapa os alunos devem pesquisar sobre a origem e o tratamento da água que utilizam em seu dia a dia.

Para isto divida-os em 4 grupos. Cada grupo deverá pesquisar um tema:



Grupo 1 – Qual a origem da água?

Este grupo deverá pesquisar de onde vem a água, antes de chegar à estação de tratamento e como ela é captada.

Grupo 2 – Como é feito o tratamento da água?

Este grupo deve pesquisar sobre a estação de tratamento da água que utiliza e quais as principais etapas desse tratamento. Lembre que alunos do Ensino Fundamental não precisam se aprofundar nos processos químicos do tratamento da água, pois estes processos exigem conhecimentos avançados para esta faixa etária. Eles devem fazer apenas um panorama macroscópico.

Grupo 3 – Para onde vai a água depois da utilização?

O grupo 3 deverá ficar responsável por pesquisar como é o descarte da água em sua cidade, ou seja, pesquisar se existe algum tratamento de esgoto ou se essa água é simplesmente jogada em rios e/ou oceanos. Caso, a cidade não tenha tratamento de esgoto peça para que pesquisem sobro como deveria ser feito este tratamento.

Grupo 4 – Para que economizar água?

O grupo 4 deve pesquisar sobre a distribuição da água no planeta e sobre a necessidade de conservação desse bem.

Peça a todos os grupos que, durante a pesquisa e as discussões, decidam uma forma de apresentação da pesquisa. A apresentação deve ter foco nas questões geradoras. Além disso, sugira formas digitais (vídeos, apresentações do tipo Power Point), evitando o desperdício de materiais, tais como, papel, isopor, plástico, etc.

5ª Etapa: Apresentações e discussão

Nesta etapa cada grupo deverá apresentar sua pesquisa focando nas questões:

• Qual a origem da água?

• Como é feito o tratamento da água?

• Para onde vai a água depois da utilização?

• Para que economizar água?

 

6ª Etapa: Comparação entre tratamentos de água

Inicie esta etapa relembrando aos alunos de como era feito o tratamento da água no sertão nordestino, mostrado no vídeo <inserir link http://www.youtube.com/watch?v=Hvngo-tmvEc> da primeira aula. Peça para fazerem uma comparação entre o tratamento de água apresentado no vídeo e o pesquisado pelos grupos. Discuta com eles as vantagens e desvantagens de cada um.

Em seguida explique o que é uma cisterna e como deve ser cuidada, tendo como base o texto sobre Cisternas.  <inserir o link http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/acessoaagua/cisternas>

7ª Etapa: Elaboração de folders para distribuição na escola

Nesta última etapa, como forma de sistematização, peça para os alunos, em grupos, elaborem folders informativos sobre os assuntos discutidos durante as etapas anteriores (origem, tratamento, descarte e preservação da água). Estes folders deverão ser distribuídos na escola. Caso a escola possua sala de informática é possível utilizar programas como o MS Publisher para elaboração dos folders.

 

Materiais Relacionados

• Leia sobre consumo responsável de água nos links: http://projetoagua.org.br/dicas.php
• O uso responsável da água
http://mundoverde.com.br/blog/tag/consumo-consciente/
• Assista previamente ao vídeo “A educação pela a água”, disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=Hvngo-tmvEc
• Leia sobre a tecnologia popular para a captação de água da chuva no texto Cisternas, disponível em
http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/acessoaagua/cisternas
• Conheça os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Meio ambiente
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf
• Indique sites de estações de tratamento para auxiliar os alunos em sua pesquisa. Por exemplo, em São Paulo é necessário que se indique o site da SABESP  <inserir link http://site.sabesp.com.br/site/default.aspx>.

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