Conteúdos

Hidrografia

Bacia do São Francisco
Clima semiárido
Desenvolvimento Sustentável
 

Objetivos

Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
 

1ª Etapa: Conceitos básicos necessários ao estudo do Projeto de Transposição do São Francisco

A ideia de transposição do S. Francisco é discutida desde o século XIX, dentro de uma visão equivocada de que era possível acabar com a seca. Hoje sabemos que isso não é viável, porém é possível amenizar os efeitos da seca sobre a população afetada. 

 

Inicie a aula apresentando um breve histórico deste tema. Isso pode ser feito com a ajuda dos links 5, 8 e 15. 

 

Na sequência levante com os alunos o que sabem sobre os conceitos de 

 

– semiárido

 

– bacia hidrográfica

 

Você poderá, a partir da conversa solicitar que pesquisem sobre cada um dos temas e tragam para a aula seguinte ou apresentar os dados fundamentais para a construção do conceito. Indique os links sugeridos para a pesquisa: use o link 4, para as informações sobre bacia hidrográfica e, para caracterizar  semiárido, indique a pesquisa nos links 1, 15 e 17.

 

2ª Etapa: O Projeto de Transposição do São Francisco

Agora vamos trabalhar a questão da transposição do rio São Francisco:

 

Apresente aos alunos as duas posições e solicite que cada um aprofunde a pesquisa em uma das posições. Cuide para que haja alunos para aprofundar ambas as posições. 

 

Antes que façam a pesquisa, apresente o projeto em linhas gerais, sem tomar partido de nenhuma das duas posições. Utilize o infográfico sugerido no link 6

 

– os alunos que escolherem o ponto de vista governamental (pró transposição) deverão pesquisar o link 7

 

– os alunos que escolherem o ponto de vista das comunidades atingidas os links 3, 10, 14 e 16.

 

Devendo trazer para a aula seguinte informações sobre prós e contras encontrados e os argumentos de cada um dos lados

 

3ª Etapa: Discussão das visões sobre o Projeto de Transposição do São Francisco

Faça uma rodada de apresentação breve dos pontos de vista. Complete e oriente os elementos trazidos, apoiando-se em informações como as apresentadas no  link 9. Isso é essencial para que eles possam formar opinião sobre o Projeto.

 

Exemplo da oposição à transposição nós encontramos nos links 3, 10, 14 e 16. Já uma visão mais equilibrada, pendendo para a transposição, mas de forma crítica, está contemplada nos links 11 e 12.

 

Para fechar esta etapa, apresente o vídeo Transposição do São Francisco da  ECOVOXTV.  , sugerido no Link 13, que apresenta os 

prós e contras 

 

4ª Etapa: Tribunal

A sala pode ser dividida em pequenos grupos para a construção de sínteses dos prós e dos contras, cada grupo deverá apresentar uma resenha para o restante da sala.

 

Após esta etapa proponha um tribunal para que o grupo possa julgar o Projeto. Advogados de defesa e acusação, promotor, jurados, testemunhas e o juiz (de preferência o professor/professora) fazendo a mediação, devem compor o cenário.

 

Ao final os jurados deverão elaborar um texto com as suas conclusões.

 

5ª Etapa: Desafio

Se desejar, desafiar os alunos com questões de vestibular relativas a este tema, sugerimos duas questões:

 

1. UNIFOR

 

O Governo Federal brasileiro executa, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, o "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". Esse projeto objetiva a transposição de parte das águas do Rio São Francisco por meio da construção de dois canais com 700 quilômetros de extensão total, os quais viabilizarão o aumento da oferta de recursos hídricos em áreas semiáridas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

 

a) A realidade hídrica, principalmente nos aspectos atinentes à oferta e uso das águas, é tema que, historicamente, não tem integrado o debate sobre o semiárido nordestino.

 

b) A transposição das águas do Rio São Francisco não é vista como solução para resolver o problema do abastecimento das cidades e mitigar a sede dos nordestinos.

 

c) O São Francisco é um rio inteiramente localizado no Nordeste semiárido, com nascente no estado da Bahia e foz no litoral de Pernambuco.

 

d) A escassez de água no Nordeste brasileiro pode ser atribuída a características geoambientais específicas dessa região e, também, de falhas na gestão dos recursos hídricos por parte do poder público.

 

e) As chuvas na Região Nordeste são bem distribuídas no tempo, graças a fenômenos climáticos, tais como o El Niño que favorece a ocorrência de frentes frias causadoras de chuvas.

 

2. UNICAMP 

 

O mapa abaixo representa a área abrangida pelo projeto de transposição do rio São Francisco. (A imagem/ figura/ tabela encontra-se disponível no material de apoio anexo nesse plano de aula).

 

a) Qual o principal bioma a ser atingido pela transposição do São Francisco? Dê duas características desse bioma. 

 

 

O bioma que ocorre na área da transposição do São Francisco é a Caatinga. Esse bioma apresenta clima tropical semiárido, vegetação de arbustos de porte médio, normalmente com espinhos (vegetação xerófita), solos rasos e rios intermitentes. 

 

 

b) Indique um impacto positivo e outro negativo esperados no projeto de transposição do São Francisco. 

 

 

Impactos positivos: possibilidade de irrigação e aumento da área agrícola; perenização de rios; maior disponibilidade de água para o abastecimento urbano. 

 

Impactos negativos: risco de salinização dos solos; eventual alteração de flora e fauna da região atingida; possibilidade de concentração de terras; redução da vazão do São Francisco a jusante da área de captação em anos muito secos.

 

 

Materiais Relacionados

1 – Caracterização do semiárido brasileiro. Artigo publicado pela ONG ASA – Articulação do Semiárido.  

2 – Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco – portal com muitas informações sobre a Bacia.
 
3 – Comunidades em luta contra transposição do Rio São Francisco – artigo publicado na revista do MST nº 40 – jul-ago/2007. Disponível em: http://www.mst.org.br/revista/40/destaque
 
4 – Definição de Bacia Hidrográfica
 
5 – História do rio São Francisco – No site do portal Educacional.com.
 
6 – Infográfico com argumentos contrários e favoráveis à transposição. No site Planeta Sustentável.
 
7 – Projeto São Francisco – site hospedado no portal do portal do Ministério da Integração Nacional
 
8 – Rio São Francisco – breve contextualização histórica. Texto publicado pela Fundação Joaquim Nabuco. 
 
9 – Transposição do São Francisco: prós e contras. Artigo publicado pela COPPE/UFRJ.
 
10 – São Francisco Vivo. Site de uma ONG que trabalha com vários aspectos envolvendo o rio, tais como geração de energia, mineração, degradação etc. 
 
Artigos científicos
 
11 – CASTRO, César Nunes de. Transposição do Rio S. Francisco. In: BOLETIM REGIONAL, URBANO E AMBIENTAL (IPEA) – Número 02 – Julho / 2009. 
 
 
Vídeos
 
13 – Transposição do São Francisco – ECOVOXTV. 
 
14 – Transposição do Rio São Francisco: bem disse dom Cappio. Padre Sebastião e Ruben (vídeo com posição contrária à transposição). 
 
15 – Velho Chico – caminho das águas (parte 1 de 5). TV Record.
 
16 – A greve de fome de D. Luiz Cappio (Parte 1 de 3). 
 

Arquivos anexados

  1. Transposição do Rio São Francisco

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